A contracapa da Revista Experiência de julho de 2012, desenvolvida por alunos de Jornalismo da PUCRS na disciplina de Redação e Produção de Revista, apresenta o logo colorido do 25º SET Universitário em um fundo cinza. Na mesma Exp, mais precisamente duas páginas antes, Natacha Gomes publicou o trabalho que lhe rendeu o primeiro prêmio da carreira, na Mostra Competitiva. A melhor crônica da última edição da Mostra chama-se Big Brother Brasília.
Natacha esteve na Famecos, local que frequentou durante seus quatro anos de graduação. Não fosse pela conversa em que relata como criou sua crônica vencedora, seria inesperada a presença da jornalista de Zero Hora, com formatura marcada para 3 de agosto. O momento, porém, não é tão imprevisível quanto sua reação ao receber o trófeu no ano passado. “Falavam muitos nomes. Sempre estive nas premiações, inscrevi duas vezes vários trabalhos no SET, mas não ganhava. Quando chegou minha vez, uma amiga me avisou: ‘É você’. Não lembro nem quem me entregou o prêmio”, conta.
Big Brother Brasília foi inspirada nas frequentes brigas e discussões entre políticos. Segundo a jornalista, as confusões entre os parlamentares aproximou-os dos participantes de reality shows. “Queria mostrar esse lado político, muitas vezes desconhecido pelas pessoas”. A partir disso, Natacha criou uma crônica em que sugere a adoção de um novo BBB, comparando a vida pública com alguns elementos do programa. O líder do Congresso, por exemplo, seria escolhido a cada semana.
Todos os alunos da disciplina devem criar crônicas para a revista. Após a entrega, as duas melhores são escolhidas para publicação. “Eu e a maioria dos colegas fizemos na aula. Não tínhamos escrito nada até o dia da entrega”, confessa. A inscrição no SET foi incentivada pelo professor e orientador Vitor Necchi.
Natacha Gomes trabalha como assistente da seção Almanaque Gaúcho, de ZH. Desde 2011 no veículo, ficou encarregada, por um tempo, de escrever o Obituário. “A experiência me tornou mais responsável. É um trabalho que não permite equívocos. Um nome, uma foto ou uma data errada muda tudo”, afirma. A Mostra ofereceu visibilidade à autora. “Fiquei muito feliz pelo prêmio e, principalmente, porque senti que as pessoas realmente queriam ler o que eu tinha escrito”. Junto ao logo do 25º SET, na contracapa da Exp, há uma frase: Limites Ampliados. De certa forma, duas páginas antes, o conceito também foi escrito.
As inscrições para a Mostra Competitiva do 26º SET Universitário se encerram em 12 de agosto. Não há mais a categoria Crônica. O gênero literário está incluso em Jornalismo Opinativo. Veja como participar no site.