Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
30 de julho de 2013

Famequiana conta a história do primeiro prêmio da carreira

Natacha Gomes venceu categoria Crônica na Mostra Competitiva de 2012
Por Samuel Lima
Melhor Crônica da Mostra de 2012 foi publicada na Revista Exp (Foto: Guilherme Testa)

Melhor Crônica da Mostra de 2012 foi publicada na Revista Exp (Foto: Guilherme Testa)

A contracapa da Revista Experiência de julho de 2012, desenvolvida por alunos de Jornalismo da PUCRS na disciplina de Redação e Produção de Revista, apresenta o logo colorido do 25º SET Universitário em um fundo cinza. Na mesma Exp, mais precisamente duas páginas antes, Natacha Gomes publicou o trabalho que lhe rendeu o primeiro prêmio da carreira, na Mostra Competitiva. A melhor crônica da última edição da Mostra chama-se Big Brother Brasília.

Natacha esteve na Famecos, local que frequentou durante seus quatro anos de graduação. Não fosse pela conversa em que relata como criou sua crônica vencedora, seria inesperada a presença da jornalista de Zero Hora, com formatura marcada para 3 de agosto. O momento, porém, não é tão imprevisível quanto sua reação ao receber o trófeu no ano passado. “Falavam muitos nomes. Sempre estive nas premiações, inscrevi duas vezes vários trabalhos no SET, mas não ganhava. Quando chegou minha vez, uma amiga me avisou: ‘É você’. Não lembro nem quem me entregou o prêmio”, conta.

Big Brother Brasília foi inspirada nas frequentes brigas e discussões entre políticos. Segundo a jornalista, as confusões entre os parlamentares aproximou-os dos participantes de reality shows. “Queria mostrar esse lado político, muitas vezes desconhecido pelas pessoas”. A partir disso, Natacha criou uma crônica em que sugere a adoção de um novo BBB, comparando a vida pública com alguns elementos do programa. O líder do Congresso, por exemplo, seria escolhido a cada semana.

Todos os alunos da disciplina devem criar crônicas para a revista. Após a entrega, as duas melhores são escolhidas para publicação. “Eu e a maioria dos colegas fizemos na aula. Não tínhamos escrito nada até o dia da entrega”, confessa. A inscrição no SET foi incentivada pelo professor e orientador Vitor Necchi.

Natacha Gomes trabalha como assistente da seção Almanaque Gaúcho, de ZH. Desde 2011 no veículo, ficou encarregada, por um tempo, de escrever o Obituário. “A experiência me tornou mais responsável. É um trabalho que não permite equívocos. Um nome, uma foto ou uma data errada muda tudo”, afirma. A Mostra ofereceu visibilidade à autora. “Fiquei muito feliz pelo prêmio e, principalmente, porque senti que as pessoas realmente queriam ler o que eu tinha escrito”. Junto ao logo do 25º SET, na contracapa da Exp, há uma frase: Limites Ampliados. De certa forma, duas páginas antes, o conceito também foi escrito.

As inscrições para a Mostra Competitiva do 26º SET Universitário se encerram em 12 de agosto. Não há mais a categoria Crônica. O gênero literário está incluso em Jornalismo Opinativo. Veja como participar no site.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org