Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CONCURSO
3 de novembro de 2014

Aluna da Famecos é finalista do Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo

Cristiane Moreira concorre na categoria Fotojornalismo
Por Rafael Timm
Foto: Imagem finalista na Categoria Fotojornalismo. Cristiane Moreira

Foto: Imagem finalista na Categoria Fotojornalismo. Cristiane Moreira

O Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário divulgou os três finalistas das categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo Multimídia, Videojornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. A aluna de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Cristiane Moreira está concorrendo em Fotojornalismo com o tema Pelo Direito à Moradia. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 12 de novembro, na sede da Vivo, em Belo Horizonte. Quem ganhar concorre na etapa latino-americana, disputando com representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. O grande vencedor ganha uma viagem à Espanha e um estágio em veículo de comunicação daquele país.

A fotografia de Cristiane, que é estagiária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi feita durante uma manifestação no local. A intenção dos moradores da ocupação Marcos Klassmann, na Zona Norte da Capital, era pressionar os vereadores para que fossem tomadas providências sobre a reintegração de posse do local. A cena de uma mãe segurando o seu filho no braço e a faixa ao fundo com os dizeres: “Luto estamos sendo despejados”, tocou a aluna, que decidiu registrar o momento. “Minha inspiração vem das pessoas e da possibilidade de ajudar de alguma forma, através da fotografia”, afirma Cristiane, agora finalista do Prêmio Vivo.

O professor de Fotografia da Famecos Elson Sempé Pedroso conta que a aluna é uma promessa que já começa a se concretizar. “Ela é uma perspicaz observadora. Sua inquietude aflora em suas imagens do cotidiano”, afirma Sempé. Cristiane diz estar surpresa por ficar entre os finalistas do concurso. E acredita que este reconhecimento é um incentivo no sentido profissional e pessoal. “Pretendo seguir na fotografia. Considero uma ferramenta fundamental no jornalismo. Encontrei nela minha forma de expressão”, afirma.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org