Unir doação de órgãos com games. Essa é a ideia do Restart, case produzido pela agência porto-alegrense DM9Sul e vencedor do maior prêmio da internet, o Webby Awards 2015, na categoria Advertising & Media / Health, Wellness, Pharmaceutical (Publicidade & Mídia / Saúde, Bem-Estar, Produtos Farmacêuticos). Entre as redatoras do projeto está Vitoria Fonseca, aluna do 8° semestre de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
O objetivo do Restart é criar uma cultura entre os jovens sobre o assunto. “Para se tornar um doador é preciso apenas avisar seus familiares. Mas, mesmo sendo tão fácil, não são todos que sabem ou já fizeram isso”, avalia Vitoria. Por isso, os redatores resolveram falar com o seu público-alvo no momento em que estão mais propensos ao assunto: quando “morrem” nos games. E no lugar em que mais se comunicam: seus celulares. Assim que o jogador “morre” recebe um aviso que permite doar vida para outros jogadores. Ao aceitar, ele também é convidado a ser um doador na vida real através de uma postagem no Facebook, onde pode marcar seus familiares.
Através do site, outros desenvolvedores de games podem fazer o download e disponibilizar a ação em seus jogos, alcançando não apenas pessoas de Porto Alegre, mas de qualquer lugar do país ou do mundo. Vitoria já havia feito trabalhos na faculdade sobre o assunto, como pesquisas, o que, conforme a estudante, também ajudou a chegar na ideia final. “Viciada em games desde criança, esse trabalho me gerou muito orgulho”, analisa.