Yasmine participou de processo seletivo para acompanhar a rotina do jornal (Foto: Yasmine Santos / Acervo pessoal)
O começo do ano foi cheio de surpresas para Yasmine Santos. Recém-formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, ela viveu uma oportunidade única em janeiro de 2013. Cinco dias depois da formatura, embarcou para Londres, onde passou duas semanas e meia no jornal britânico The Guardian.
A possibilidade surgiu de forma inesperada. Foi durante a cobertura do 25º SET Universitário que Yasmine entrevistou Mariana Santos, designer de interatividade do The Guardian. Cerca de um mês depois, enviou um e-mail perguntando se teria alguma possibilidade de conhecer o jornal.
O processo de seleção incluiu um mês de entrevistas por e-mail e skype, com um dos profissionais do setor de Recursos Humanos, para o qual Yasmine explicou a intenção de acompanhar o trabalho dos jornalistas do veículo. Além disso, ela teve que traduzir seu currículo e mais seis matérias publicadas por ela. “Essa vaga não existia. Normalmente, eles abrem para visitar uma semana, mas acompanhar o jornal foi uma nova oportunidade que eles me deram”, explica.
No dia 14 de janeiro começou o estágio no The Guardian. A rotina iniciava às 10h, estendendo-se até as 18h. A jornalista acompanhou o time de Mariana, participou das reuniões de pauta e analisou o veículo impresso e o site. Também escolheu duas áreas para se aprofundar: Comunidade e Esportes.
Durante o tempo que passou no veículo, Yasmine pode perceber uma série de diferenças entre o jornal britânico e os brasileiros. “No The Guardian, existem grupos que são destinados somente a descobrir como implantar discussões em que o jornal seja a pauta”, exemplifica.
Sobre a experiência, a jornalista relata que “foi maravilhoso, a realização de um sonho”. Ela conta, ainda, que um dos aspectos mais marcantes foram as relações construídas, principalmente com Mariana. Yasmine diz, ainda, que voltou para o Brasil com um pensamento muito diferente. “Eu abri meus horizontes. Quero acrescentar algo aqui com a experiência que adquiri em Londres”.