Está no ar o Salto Áudio, programa de rádio semanal produzido pelas alunas da Cyberfam, a revista digital da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O programa é feito por mulheres e para mulheres. “Como todas as integrantes da Cyber são meninas, a idéia veio naturalmente”, explica Andréia Mallmann, professora orientadora da revista digital. O programa tem feito sucesso entre alunos, professores e pessoas de fora da faculdade, principalmente jovens mulheres.
“Queríamos fazer algo divertido, mas sem ser superficial”, diz Andréia. Assim nasceu o Salto Áudio, “um programa que fala a língua da menina que está virando mulher”. As estudantes de Jornalismo Júlia Lewgoy, Paula Cé, Renata de Mattos, Luiza Menezes, Carolina Petry e Bibiana Saldanha discutem temas presentes em seu cotidiano, que surgem das rodas de amigas e dos papos no saguão da faculdade.
Uma vez decidido o assunto, elas fazem uma longa pesquisa para que os debates em pauta não fiquem apenas nos achismos. Opiniões de especialistas e enquetes feitas na rua embasam os argumentos expostos na gravação. Nas cinco edições do programa já foram abordados os temas mulheres no futebol, mulheres no trânsito, a identificação da mãe com a filha, a indústria da beleza e as mulheres no mercado de trabalho.
Tamanha foi a repercussão do programa que a equipe já discute a possibilidade de uma versão em vídeo, no estilo do programa Saia Justa (do canal da TV a cabo GNT), no próximo semestre. O Salto Áudio vai ao ar todas as quintas-feiras até às 18h, no site da Cyberfam.