Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
16 de dezembro de 2015

Alunas da Famecos são finalistas do Prêmio ARI

Trabalhos foram selecionados em três das quatro categorias universitárias
Por Bárbara Debeluck
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em comemoração aos 80 anos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o prêmio promovido anualmente recebeu uma nova categoria nesta 57ª edição: Jornalismo Universitário. Dos 12 finalistas, anunciados nessa terça-feira (15), cinco são da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Os trabalhos realizados por alunas da Famecos estão classificados em três das quatro subcategorias de Jornalismo Universitário (Impresso, Rádio e Web). A outra subcategoria é Tele.

Na categoria Jornalismo Universitário Impresso, foi selecionado o trabalho Mapa do Estupro, de Cassiana Martins (7˚Semestre). Em Rádio, Cassiana também foi classificada, com Feminismo na Publicidade. O trabalho foi feito junto com Paola Ramos (7˚Semestre), Maia Rubim (7˚ Semestre) e Camila Benvegnú (6˚Semestre). Na mesma categoria estão: Isabella Mércio (6˚Semestre), Fabíola Molina (5˚Semestre), Fernanda Copatti (5˚Semestre), Julia Krentkoski (6˚Semestre) e Rafaela Souza (5˚Semestre), com a matéria Construção da Identidade de Gênero. Na Web, as alunas Cândida Schaedler (8˚Semestre) e Helena Rocha (4˚ Semestre) estão concorrendo com Por que o Brasil resiste ao alimento verde. Também na subcategoria Web, Raysa Guagliardo (6˚Semestre) concorre com Não somos rivais, somos a revolução.

O trabalho Construção da Identidade de Gênero foi realizado na disciplina de Radiojornalismo III, com os professores Tércio Saccol e Luciano Klöckner. Segundo Isabella, a ideia foi mostrar como acontece a construção, passeando entre o simples e o complexo de se reconhecer em outro corpo. Sobre estar entre os finalistas, a aluna disse que a sensação é de dever cumprido. “Fico feliz pela oportunidade de produzir algo tão relevante”.

Feita para o Editorial J, a reportagem Por que o Brasil resiste ao alimento verde discute o motivo de o Brasil ainda ser o maior consumidor mundial de agrotóxicos e as razões pelas quais o alimento orgânico ainda ser tão caro. Uma das autoras, Cândida Schaedler, contou que a matéria foi apurada durante quatro meses. “Eu e a Helena quisemos refletir sobre o assunto do ponto de vista econômico, político, histórico e cultural”. Para ela, ver o trabalho ser valorizado e reconhecido é gratificante. “Essa reportagem nos exigiu bastante. Ser finalista já é uma vitória”.

A festa de premiação ocorre na sexta-feira (18), no auditório do Ministério Público. Todos os autores classificados de cada modalidade recebem um certificado especial. A melhor matéria do conjunto será premiada com o troféu Grande Prêmio Acadêmico ARI 80 Anos.

 

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org