Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
14 de setembro de 2018

Alunas de Relações Públicas conquistam prêmio Vera Giangrande no Intercom

Bolsistas de iniciação científica concorreram com trabalhos de conclusão de curso e saíram vencedoras de prêmio inédito para a Escola.
Por Flávia Pereira

A iniciação científica possibilita ao aluno o primeiro contato com produção acadêmica antes da realização do TCC. Sob orientação do professor, o bolsista presta auxílio no desenvolvimento do projeto de pesquisa do educador e conquista experiência e um complemento diferencial para o currículo, na opinião da professora Cleusa Scroferneker. As alunas do curso de Relações e bolsistas de IC Públicas Fernanda Moraes, Glória Jungkenn e Tatiana Hunsche que o digam, elas conquistaram o prêmio Vera Giangrande na última edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom.

Trabalhando desde 2007 com iniciação científica, a professora Cleusa Scroferneker conta que se sente realizada com o resultado. “Receber um prêmio em âmbito nacional é quase um sonho”, comenta. Com o trabalho intitulado As ouvidorias virtuais (re) significadas em organizações brasileiras: as interações no Facebook, as bolsistas conquistaram o prêmio Vera Giangrande no 41º Intercom, na cidade catarinense Joinville. O projeto de pesquisa coordenado pela professora e com participação das alunas concorreu com duas monografias e saiu com o troféu. Vitória para a Iniciação Científica da Escola, foi a primeira vez que a Famecos ganhou tal prêmio, destinado a estudantes de graduação com trabalhos inscritos e apresentados no Intercom Júnior.

Fernanda Moraes, Glória Jungkenn e Tatiana Hunsche apresentaram o trabalho vencedor no Intercom Júnior no ano passado. Na última edição do Intercom, em setembro deste ano, as meninas apresentaram novamente o projeto de pesquisa e tiveram que responder questionamentos de uma banca composta por três pesquisadores. “Os questionamentos foram respondidos de forma quase brilhante” comenta a professora orientadora, Cleusa. A premiação ocorreu no último dia 7, no hotel Bourbon, em Joinville.

O projeto

O projeto de pesquisa no qual as alunas trabalharam e sob orientação da professora Cleusa teve como título “As ouvidorias virtuais (re) significadas em organizações brasileiras: as interações no Facebook”. As bolsistas pesquisaram as organizações do ranking Great Place to Work de 2016 da revista Época. O Facebook de cada uma das instituições foi analisado com o intuito de saber como as organizações se comportavam em relação as mídias sociais e públicos. A professora Cleusa pesquisa ouvidorias 2005. Questionadadas acerca da maior dificuldade na realização do trabalho, a professora preferiu o termo desafios, e esses na opinião dela foram superados diariamente, já Fernanda aponta o desenvolvimento de uma metodologia para a realização da pesquisa foi o maior desafio.

 

O Contato com a Iniciação Científica

Fernanda Moraes, do oitavo semestre do curso de Relações Públicas, teve contato com a Iniciação Científica desde o primeiro semestre na universidade. Fernanda foi bolsista IC no antigo núcleo de Eventos e Relacionamento do Espaço Experiência, depois auxiliou em um projeto de pós-doutorado da professora Cleusa. Glória também foi bolsista de IC no Espaço Experiência. Tatiana teve o seu primeiro contato com a Iniciação Científica com a professora Cleusa. Atualmente, apenas Fernanda continua com a professora.

Tatiana conta que foi uma emoção muito grande ter o trabalho premiado. “Ter o nosso trabalho reconhecido em âmbito nacional é sinônimo de muita alegria e dedicação de todas. Somos muito gratas à professora que sempre nos apoiou e motivou a seguir em frente, com certeza ela é o nosso maior exemplo”, comentou a estudante do sexto semestre.

 

Como ser bolsista de IC?

Para ser bolsista de Iniciação Científica, o aluno não pode ter vínculo empregatício. O candidato deve procurar os professores da Escola e se cadastrar no site. Também é necessário o aluno ter interesse pela pesquisa do professor, afinal a Iniciação Científica está ligada a um projeto de pesquisa do educador.

Existem três opções de bolsas de iniciação científica na Universidade. A bolsa BPA é fornecida pela instituição, ela começa em abril e termina em janeiro do outro ano. As bolsas PBIC/CNPQ e PROBIC/FAPERGS são fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Fundação de Amparo a Pesquisa no Rio Grande do Sul respectivamente.

Com a reformulação do antigo Espaço Experiência em Laboratórios Experimentais, um novo espaço para a IC surgiu no CoLab. O novo laboratório de co-criação da Famecos atualmente é composto por seis bolsistas de IC e coordenado pelas professoras Andreia Mallman, Cristina Lima e Cláudia Trindade. Um grande tema é escolhido e a produção acadêmica é feita a partir dele. Sustentabilidade é o tema deste ano, e os alunos do CoLab irão apresentar os seus trabalhos no Salão de Iniciação Científica da universidade, em outubro. O trabalho das bolsistas da professora Cleusa também será apresentado no evento.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org