Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
24 de maio de 2016

Alunas recebem prêmio por documentário radiofônico

Tema aborda a influência do ambiente carcerário na identidade da criança
Por Luísa Soares e Isabella Magedanz Pesce
(Foto: Reprodução)

Trabalho universitário concorreu na categoria Documentário Radiofônico (Foto: Reprodução)

Na última sexta-feira (20), estudantes do 5˚ semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS conquistaram o segundo lugar na final do Prêmio Universitário Rodolfo Lima Martensen, promovido pela unidade rio-grandense da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). As alunas Eduarda de Oliveira, Esther Fischborn, Luiza Assis, Mariana Brun e Mariana Capra concorreram na categoria Documentário Radiofônico. O tema A Influência do Ambiente Carcerário na Identidade da Criança consagrou as produtoras no concurso.

O trabalho no formato de documentário foi uma proposta dos professores Tércio Saccol e Filipe Pereira Gamba na disciplina de Produção e Edição em Radiojornalismo. Luiza Assis destaca a importância do assunto abordado por se tratar de uma pauta que não possui destaque na mídia. “Os veículos não falam sobre isso. É uma situação que só acontece”.

Eduarda de Oliveira salienta que a temática tem um enfoque social. Para ela, “o grande mérito do jornalista é conseguir trazer ao público debates que têm uma perspectiva mais humanista.” Para a coleta de dados as acadêmicas visitaram, por diversas vezes, o Presídio Central de Porto Alegre. Entre as entrevistas, obtiveram depoimentos das mães que levam seus filhos para visitar os pais na penitenciária e, também, daquelas que são contra a ida e o ingresso das crianças no ambiente carcerário.

Para orientar a produção, as repórteres trouxeram a perspectiva de diferentes personagens sobre o assunto. Além do depoimento das mães, as estudantes contaram com a entrevista de um ex-detento do Presídio Central e do juiz Sidinei Brzuska, responsável pela fiscalização das prisões gaúchas, que trouxe à reflexão uma análise técnica sobre o ambiente carcerário e sua influência sobre as crianças.

A produção radiofônica premiada pode ser conferida no aplicativo soundcloud.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org