Na última sexta-feira (20), estudantes do 5˚ semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS conquistaram o segundo lugar na final do Prêmio Universitário Rodolfo Lima Martensen, promovido pela unidade rio-grandense da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). As alunas Eduarda de Oliveira, Esther Fischborn, Luiza Assis, Mariana Brun e Mariana Capra concorreram na categoria Documentário Radiofônico. O tema A Influência do Ambiente Carcerário na Identidade da Criança consagrou as produtoras no concurso.
O trabalho no formato de documentário foi uma proposta dos professores Tércio Saccol e Filipe Pereira Gamba na disciplina de Produção e Edição em Radiojornalismo. Luiza Assis destaca a importância do assunto abordado por se tratar de uma pauta que não possui destaque na mídia. “Os veículos não falam sobre isso. É uma situação que só acontece”.
Eduarda de Oliveira salienta que a temática tem um enfoque social. Para ela, “o grande mérito do jornalista é conseguir trazer ao público debates que têm uma perspectiva mais humanista.” Para a coleta de dados as acadêmicas visitaram, por diversas vezes, o Presídio Central de Porto Alegre. Entre as entrevistas, obtiveram depoimentos das mães que levam seus filhos para visitar os pais na penitenciária e, também, daquelas que são contra a ida e o ingresso das crianças no ambiente carcerário.
Para orientar a produção, as repórteres trouxeram a perspectiva de diferentes personagens sobre o assunto. Além do depoimento das mães, as estudantes contaram com a entrevista de um ex-detento do Presídio Central e do juiz Sidinei Brzuska, responsável pela fiscalização das prisões gaúchas, que trouxe à reflexão uma análise técnica sobre o ambiente carcerário e sua influência sobre as crianças.
A produção radiofônica premiada pode ser conferida no aplicativo soundcloud.