Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CAMPANHAS
12 de março de 2014

Alunos criam adesivos que alertam sobre furtos e roubos

Estudantes de Publicidade adesivaram 40 ruas de Porto Alegre
Por Carolina Zorzetto
1057989_466791983448158_270883192_o

Foto: Pedro Heckmann

A ideia de alertar as pessoas sobre as ruas mais perigosas da capital foi pensada por Pedro Heckmann, aluno do sétimo semestre da faculdade de Publicidade e Propaganda da PUCRS. A proposta, que teve colaboração dos colegas Eduardo Grasske e Guilherme Piazza, surgiu a partir do medo que as pessoas sentem ao deixarem seus carros na rua.

Depois de muito pensar sobre segurança pública, Heckmann começou a assistir a ver vídeos coletar dados sobre índices de furtos e roubos de carros em Porto Alegre. Após assistir ao vídeo da jornalista Natalia Garcia, que aborda temas relacionados a problemas sociais, teve a ideia de produzir adesivos para auxiliar a população sobre os riscos nas vias com maior índice de furtos e roubos da cidade. Para escolher as ruas, Heckmann usou um critério de roubo que ia de zero a 10. As ruas que chegavam a 7 já são consideradas perigosas e, portanto, deveriam ser adesivadas.

Foram produzidos 40 adesivos, com custos pagos pelo próprio estudante. Heckmann explica como colocou o projeto em prática: “Chamei o Guilherme, por ser redator. Eu precisava escrever os releases, roteiros de cases e outras coisas. E o Eduardo trabalha com pós-produção. Então, ele ficou encarregado de produzir o vídeo-case”, conta.

O projeto teve um grande retorno do público desde o momento da adesivação. A iniciativa foi aprovada pela população. Além de ouvirem elogios ao serem abordados na rua, o trio passou a escutar relatos de furtos e roubos. Mas não foi só da população que tiveram retorno. A ideia logo se espalhou e foi parar nos jornais. Concederam entrevistas ao Jornal da Band, ao jornal impresso Metro e ao Brasil Urgente, também da Band. Também foram entrevistados pelo jornal Zero Hora e pela Record. Nas redes sociais, as pessoas pedem aos estudantes que adesivem as ruas onde vivem.

Segundo Heckmann, os adesivos vão sendo atualizados conforme dados da Secretaria de Segurança Pública, produzidos a cada seis meses, mas divulgados, apenas, uma vez por ano. A proposta que deu certo para alertar a população sobre a segurança nas ruas deve migrar para outro tema: trânsito.  “A questão dos acidentes deve ser o próximo tema que iremos abordar, adesivando ruas com maiores índices de acidentes na cidade”.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org