O estudante Adriano Pinzon Garcia está na final do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo (categoria estudante). A reportagem Avião faz papel de pássaro em reflorestamento, feita incialmente para a disciplina de Jornalismo Especializado, aborda a questão do perigo de extinção das araucárias e relata o trabalho para combater esse problema, no norte do Rio Grande do Sul.
Garcia conta que tomou conhecimento a respeito do perigo de extinção das araucárias na região sul do Brasil e, ao pesquisar sobre a questão, descobriu que em Campinas do Sul, na tentativa de combater a extinção da espécie, havia sido feito o plantio de 1,6 toneladas de sementes da espécie. E percebeu a possibilidade de produzir um material interessante. Buscou informações sobre o assunto e fez a reportagem no segundo semestre de 2012, sob orientação dos professores Juan Domingues e Almir Freitas.
Após ter feito a matéria, já em 2013, Garcia viu nos corredores da Famecos um cartaz de divulgação de um prêmio de jornalismo voltado para reportagens de cunho ambiental e agrícola. Sua matéria, então, ganhou espaço nas páginas do Editorial J e, em seguida, foi inscrita no Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. Passou pelo período de seleção e foi indicada à final.
A classificação à fase final de um prêmio de Jornalismo não chegou a surpreender Garcia. “Procuro sempre fazer meus trabalhos com o objetivo de ultrapassar o espaço da faculdade, porque acredito que aqui é o momento para arriscar e desenvolver ideias ousadas, que irão somar na minha vida profissional”.
A reportagem de Adriano concorre com outras duas, ambas feitas por um estudante da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O famequiano, que está no sétimo semestre do curso, diz que apesar da expectativa pelo primeiro lugar, o fato de ter chegado à final já é gratificante. Os vencedores serão conhecidos no dia 3 de outubro.
Confira aqui a reportagem “Avião faz papel de pássaro em reflorestamento”