Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CONCURSO
20 de novembro de 2014

Aluno da Famecos é premiado pela ABEAR

Adriano Pinzon foi vencedor em uma das categorias do 2˚ Prêmio ABEAR de Jornalismo
Por Giovana Fleck
Foto: Eduardo Ogata Divulgação: ABEAR

Foto: Eduardo Ogata Divulgação: ABEAR

Na última quarta-feira (19) foram anunciados os vencedores do 2˚Prêmio ABEAR de Jornalismo, em São Paulo. Para sua surpresa, Adriano Pinzon, aluno do 8˚ semestre do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, ganhou a categoria Jovens Jornalistas com a reportagem Futebol: uma religião para a Argentina. Em 2013, Pinzon ficou com a segunda colocação do Prêmio Massey Fergusson de Jornalismo, com uma matéria de temática rural para a disciplina de Jornalismo Especializado da faculdade.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) busca, desde 2013, estimular, reconhecer e valorizar matérias jornalísticas com foco na aviação nacional e que contribuam para o desenvolvimento do setor e também para estimular o hábito de voar. A inovação tem sido a principal característica das duas edições do prêmio, o que se dá através da divisão das categorias em temas específicos.  A Copa do Mundo de 2014 foi o grande evento do ano no Brasil, por isso,  foram adicionadas categorias como Aviação na Copa 2014 e Jovens Jornalistas, exclusiva para estudantes que, como Pinzon, participaram do Programa da Agência ABEAR.

O Programa ABEAR procurou novos talentos do jornalismo para cobrir os principais aeroportos nacionais durante os jogos da Copa. Os participantes foram selecionados para representar, em duplas, cada estado brasileiro. Os episódios do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre foram retratados por Pinzon em parceria com outra estudante da Famecos Bruna Gassen, ambos trabalhando como voluntários. A recompensa pelo esforço seria um tour pela capital paulista promovido pela organização do concurso. “Estávamos contentes só por participar, depois disso as surpresas foram acontecendo, tudo veio como acréscimo”, afirmou Pinzon. As matérias seriam divulgadas no portal da ABEAR e selecionadas para a premiação.

Pinzon foi reconhecido por duas matérias, uma própria e outra realizada em parceria com Bruna. Ambas concorreram na mesma categoria, mas apenas a produção solo do estudante foi premiada. “Eu não esperava. Essa distinção veio para fechar muito bem minha trajetória acadêmica”, afirmou o estudante que se forma no início de 2015. O trabalho premiado narra a situação do principal aeroporto gaúcho durante a chegada de argentinos para o jogo entre a Argentina e a Nigéria. “Podemos, enfim, ver de muito perto como os argentinos são malucos por futebol.Tratam o esporte como uma religião. O estádio é uma espécie de igreja. O Messias é Messi. Deus é Maradona. E o papa, literalmente, é um argentino que atende por Francisco”, afirma Pinzon no texto vencedor.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org