Realizado desde 2005 em São Paulo pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo chegou à sétima edição neste ano. De 12 a 14, o evento reuniu jornalistas, estudantes e professores de jornalismo interessados nas melhores práticas jornalísticas e técnicas de reportagem. Pedro Henrique Tavares, aluno do 7º semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, atuou no Congresso como colaborador do site Coletiva.net.
No começo, Tavares pensou em participar do encontro apenas como ouvinte. Mas acabou sugerindo ao Coletiva.net a cobertura do congresso.“Mandei um e-mail dizendo que iria para o congresso e que poderia colaborar para o site com matérias sobre as palestras, extraindo o que mais interessava ao público. A resposta deles foi positiva”, contou o estudante, que produziu nove matérias em três dias.
Um dos temas mais discutidos no congresso foi a segurança dos jornalistas investigativos no Brasil. Para o aluno da Famecos, este segmento precisa ser olhado com mais atenção. “Os jornalistas investigativos fazem um trabalho muito minucioso, que serve de serviço à sociedade e, por isso, precisam de suporte”, disse, referindo-se à segurança dos profissionais de imprensa.