
O estudante do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Raphael Seabra conseguiu o que muitos profissionais sonham: ter uma foto publicada na lendária revista National Geographic. A imagem do céu estrelado de Maquiné (RS), uma das vencedoras do concurso Sua Foto, promovido pela publicação, está estampada na edição de maio.
Raphael havia se inscrito duas vezes. Até agora, não havia vencido o concurso, mas teve duas fotos publicadas no site da revista, em junho e dezembro de 2013. “Quando vi a primeira foto, em junho, tive de recarregar a página algumas vezes até acreditar que eles tinham selecionado uma imagem minha”, conta Seabra. Mas, em 2014, ele foi muito mais longe.
O concurso funciona com a seleção de 30 fotos ao mês e, depois, a escolha das duas melhores. O estudante estava entre os vencedores e, por isso, sua foto sairia na versão impressa da revista. “Nunca pensei que eu pudesse, um dia, folhear a National Geographic e ver meu material lá”, surpreende-se o fotógrafo. “Vi a foto impressa e me senti completamente realizado.” A foto de Seabra foi feita na mais completa escuridão do mato de Maquiné e causa deslumbramento ao expor as estrelas de forma quase torpe, no melhor sentido da palavra.
Assim que recebeu um e-mail da National Geographic informando-o da vitória, a primeira coisa que o estudante fez foi procurar o professor de Fotojornalismo da Famecos Elson Sempé Pedroso. “Ele foi a primeira pessoa a acreditar em mim na área de foto e, também, o primeiro a me dar um trabalho nesse ramo, na Câmara dos Vereadores.”