Nas mãos de uma criança, tudo vira brinquedo. Foi com essa ideia que Maurício Cardoso, 22 anos, do 8º semestre de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, idealizou a campanha dos Brinquedos Imaginários. O trabalho, criado pela agência DM9 Sul, para a Fundação Pão dos Pobres, foi ganhador do Leão de Bronze na categoria Branded Content, no Cannes Lions, festival internacional de criatividade.
A equipe da agência pensou numa forma de valorizar objetos que se tornam brinquedos na imaginação das crianças. Assim, criaram belas embalagens para rolos de papel-toalha, que se tornavam lunetas de piratas; papeis amassados, que logo eram bolas de campeões; galhos, que se convertiam em varinhas mágicas; anéis de plástico eram jóias de princesa; e aviões de papel viravam caças supersônicos.
As peças foram postas à venda em um estande num shopping, por preços que variavam de R$30 a R$60. As embalagens continham informações sobre o Pão dos Pobres, e a campanha alcançou cerca de 2,3 milhões de pessoas. Cardoso foi o redator das ações, feitas gratuitamente na época do Natal de 2012. Naquele dezembro, as doações para a fundação subiram 20%. “Crianças que tinham dinheiro compraram imaginação, enquanto as crianças da fundação ganharam brinquedos de verdade”, explicou.
Cardoso diz não saber a dimensão de um prêmio como esse. Ele acredita que a visibilidade é uma grande vantagem, principalmente por ainda estar na faculdade. Porém, ele lembra que crianças ajudadas pela instituição enviaram cartões e desenhos de agradecimento. “A melhor parte é se entregar ao projeto e, depois, receber a gratidão deles”, afirmou.
Assista ao vídeo da campanha: