Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FOTOJORNALISMO
3 de abril de 2013

Aluno da Famecos tem fotos publicadas em grandes portais

Guilherme Testa conta trajetória que o rendeu imagens veiculadas na mídia nacional
Por Luiza Coelho
(Foto: Heike Knebel)

(Foto: Heike Knebel)

Uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus em Porto Alegre movimentou a entrada da PUCRS pela Avenida Ipiranga, no último dia 25. O protesto reuniu cerca de 300 pessoas e acabou em confronto com a Brigada Militar. O aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Guilherme Testa estava por lá, com a câmera fotográfica na mão. O resultado foi tão positivo que as fotos foram parar nas galerias de dois dos maiores portais de notícias do país: Uol e Terra.

A paixão pelo futebol e o desejo de trabalhar com rádio levaram Guilherme Testa, 20 anos, a optar pelo Jornalismo. “Meu sonho era viajar, ir para a Copa do Mundo”, conta. Em março de 2011, entrou para a Famecos e logo desenvolveu com o colega Diego Briao o projeto de um blog sobre o esporte. Na época, o estudante nem desconfiava que a fotografia estava prestes a entrar em sua vida e mudar suas projeções do futuro.

No sábado, 29 de abril de 2011, Testa fez a primeira cobertura para o blog: um treino do Inter, no extinto campo Suplementar 1 do Beira-Rio. Conseguiu os contatos necessários com o professor Fábian Chelkanoff, que logo depois o encaminhou ao professor Elson Sempé. “Ele me perguntou se eu sabia fotografar. Eu disse que sim, mas nunca levei foto a sério. Era um hobby”, diz. Hoje, Testa não poupa elogios a Sempé: “Ele foi meu maior tutor”.

A partir do treino do Inter, Guilherme Testa pegou o gosto pela fotografia. “Eu vi que aquilo podia me render alguma coisa”, afirma. E não parou mais. Em dezembro de 2011, comprou seu próprio equipamento.

No início de 2012, Testa entrou para a Agência Freelancer, com o objetivo de ganhar dinheiro com suas fotos. Ficou lá até agosto, quando mudou para a Press Digital, onde trabalhou até janeiro de 2013, e, desde fevereiro, está com a Futura Press. Apesar da atuação no mercado, o estudante nunca se desvinculou da Famecos. Fez a cobertura do 24º e do 25º SET Universitário, e agora faz fotos tanto para o Editorial J quanto para o Espaço Experiência.

Em pouco tempo, Testa passou a ver seu nome nos créditos das imagens de diversos sites e jornais – IG, R7, Uol, Terra, Globo Esporte e dos impressos O Sul, Metro, Estadão, Correio do Povo e Jornal de Brasília. Hoje, ele planeja comprar um novo equipamento e fazer o trabalho de conclusão de curso sobre fotojornalismo esportivo. E os projetos não param por aí. “Sempre quis escrever um livro para mostrar o lado íntimo do futebol, o além do campo”, revela.

Confira as fotos de Guilherme Testa do protesto contra o aumento da tarifa dos ônibus em Porto Alegre:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org