Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EMPREENDEDORISMO
29 de novembro de 2011

Aluno inova e cria site que produz logotipos personalizados

Por Marcos Westermann
Lima e Toazza são os criadores do Logon Store (Foto: Fernanda Becker)

Lima e Toazza são os criadores do Logon Store (Foto: Fernanda Becker)

Em muitas situações o mercado da comunicação parece fechado e difícil para o profissional encontrar o seu lugar. João Henrique Lima, aluno do 6º semestre de Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e ex-estagiário no Espaço Experiência, e Juliana Toazza, formada em Design Estratégico na Unisinos, resolveram criar o próprio espaço.

A Logon Store faz logotipos e complementos para pequenas empresas terem a chance de possuir uma imagem empresarial profisional. “A gente se sente feliz em poder ajudar essas pessoas, já que normalmente esse serviço é muito mais caro que o nosso”, explica Toazza.

Os dois alunos conversaram com o Portal Eu Sou Famecos e contaram sobre a ideia, o processo de criação e outros pontos no cotidiano de uma empresa autônoma. Confira!

Como surgiu a ideia e por que vocês decidiram fazer isso?

A gente queria unir PP e Design, que são nossas áreas. Vimos que não havia alguém que fizesse logotipos de qualidade para pequenas e microempresas. No início, tínhamos os logotipos já prontos, e o cliente podia apenas fazer algumas adaptações. Mas começaram a surgir pedidos mais personalizados e resolvemos mudar.
Mesmo cobrando um preço mais barato, buscamos sempre fazer o nosso melhor trabalho o público alvo.

De que forma o cliente faz o pedido pra vocês?

É tudo de forma virtual. A gente tem um portfólio com 18 trabalhos diferentes. Entre eles logotipo, cartão de visita, papelaria, namings, slogans, é tudo que uma empresa pequena possa precisar para criar uma identidade corporativa. A pessoa pode comprar por pacotes, ou os produtos separados. O nosso foco é logotipo, mas às vezes as empresas já os tem e precisam de todo resto do material gáfico, como cartão de visita. Então a gente oferece todo o pacote.
Geralmente a pessoa entra em contato porque precisa de um logotipo. Às vezes nos passam alguma ideia que eles têm, outras a gente faz toda uma pesquisa sobre a empresa, os concorrentes, a gente cria tudo.

Quantos trabalhos vocês já fizeram nesse mês que começaram?

Fizemos cerca de 7 ou 8 trabalhos, entre eles projetos sobre o meio-ambiente, pra personal trainner. São todos profissionais autônomos, que são nosso foco principal. Atualmente, estamos envolvidos com três, uma com uma construtora, outro com empresa de guinchos e outra de som automotivo.

Vocês já trabalharam sendo subordinados a alguém. Como é, a partir de agora, serem seus próprios chefes?

É muito bom porque nós podemos fazer nossos horários. Em compensação, trabalhamos bem mais porque é uma coisa nossa, que a gente gosta e se dedica muito mais.
Não temos como dizer exatamente quanto tempo trabalhamos, mas com certeza são mais do que oito horas. Às vezes até doze.

E o processo de criação do produto. Como funciona?

Depois que a pessoa faz o pedido, a gente envia uma ficha com questões sobre sobre concorrente, clientes, mercado, funciona como um briefing. A gente pega esse material, faz umas pesquisas e começa pelo brainstorm. Acreditamos que somos bem complementares no brainstrom, atingimos vários pontos de uma mesma questão. Sempre procuramos criar maneiras diferentes de abordar os assuntos.
Quando o cliente nos responde aquelas questões, ele já faz o pagamento. Depois disso, temos de 7 a 10 dias para entregar o trabalho pronto. Se o cliente não gostar, ou quiser fazer alguma alteração, ele pode fazer até ficar totalmente satisfeito.
Por último, já com o logo pronto, ele aprova e faz um depoimento pro nosso site, contando toda a história, qual era o problema da empresa e como foi o processo. Isso agrega mais valor e dá a sensação de que o trabalho foi mais especial.

De onde vêm as inspirações de vocês para a criação dos logos?

A gente busca um nível de qualidade semelhante ao das empresas de design do exterior, em que o trabalho é muito mais forte e valorizado. Por isso, temos cerca de 30 sites de referências de design gráfico e logotipo. Lá, a gente fica por dentro de tudo que tá acontecendo nesse âmbito. Com isso, a gente tem noção do que é bom, ou não.

E uma última dica: o que vocês diriam para alunos que pensam em abrir o próprio negócio?

A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é entender muito bem o mercado onde vai atuar para saber o que já existe e o quão bom é isso. Se tu entrar com a mesma proposta de outra empresa, já está perdendo, a não ser que muito dinheiro seja investido.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org