Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNA
10 de agosto de 2017

Alunos da Famecos concluem produção de curta

Previsão de lançamento para março de 2018
Por Victor Eduardo Siviero Alves
Abissal foi a primeira obra a ter um cenário construído na estrutura do Estúdio A (Foto: Cristina Lima)

Abissal foi a primeira obra a ter um cenário construído na estrutura do Estúdio A (Foto: Cristina Lima)

Foi filmado nos dias 26, 27 e 28 de julho o curta-metragem Abissal, do diretor e roteirista Bruno Dariva, no Estúdio A do Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna). O projeto é realizado por estudantes do curso de Produção Audiovisual da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O projeto é o vencedor do edital de inverno Teccine-Tecna, promovido pela Faculdade.

A produção é assinada por Peter Marchi, responsável pela parte financeira e burocrática do filme. Ele arrecadou e administrou o orçamento, fez o cronograma e o plano de produção, trabalhou com as assinaturas de contrato dos atores e marcações de ensaios, comprou os materiais necessários para a montagem do cenário e os levou para Viamão. “Fui o elo de ligação entre a equipe, os orientadores e os funcionários do Tecna”, afirma.

O enredo retrata uma porção da solitária vida de João, um homem de idade avançada que vive isolado da sociedade em uma casa submarina. A vida do idoso, no entanto, começa a tomar novos rumos a partir de uma visita inesperada, que o faz reviver sentimentos esquecidos. Para Marchi, as possibilidades de iluminação que o Estúdio A ofereceu para a produção do curta foi o maior diferencial que os produtores notaram entre um estúdio profissional e um estúdio amador. “Tudo muito diferente do que estávamos acostumados”.

Erguer as paredes da casa submarina, segundo o Diretor de Produção, foi o maior desafio da equipe. Ele explica que a Diretora de Arte, Alice Treméa, já tinha realizado um trabalho parecido no filme “Clementina”, por isso conseguiu auxiliar em Abissal. “Nós erguemos os drywalls, parafusamos uns nos outros e os equilibramos com o auxílio de ripas de madeira, um trabalho que nos tomou uma tarde inteira”.

João é um homem solitário e triste (Foto: Arquivo Abissal)

João é um idoso que preferiu viver nas profundezas do oceano (Foto: Arquivo Abissal)

Entre os diferenciais do projeto, está a utilização de um plano filmado com o auxílio de um aquário, que foi posicionado em frente à câmera para alcançar uma imagem mais opaca e turva, simulando a visão externa através da janela da casa submarina. Além disso, outra técnica importante foi a utilização de uma bacia com pedaços de espelho submersos. “Esse efeito refletia o feixe de luz do refletor e deu ao cenário a ambientação que precisávamos, reproduzindo a ondulação das ondas”, avalia.

Acostumado a realizar apenas trabalhos para as disciplinas da Famecos, Marchi revela que a principal diferença de uma produção à parte da faculdade é o orçamento. Em uma produção universitária, explica o aluno, todo o dinheiro envolvido é retirado dos bolsos dos produtores. “Isso nos limita um pouco criativamente, porque tudo o que fazemos é pensando no menor gasto possível para a equipe”, finaliza. Para arcar com os custos do Núcleo de Arte, que concluiu seu trabalho antes do início das filmagens, os estudantes criaram uma campanha de crowdfunding. A arrecadação termina em 15 de setembro.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org