Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
7 de agosto de 2015

Alunos da Famecos criam campanha de boas ações diárias

Estudantes de Publicidade e Propaganda trabalharam com o Esquadrão da Alegria
Por Júlia Aguiar
11822384_874627502573010_6473771828933285331_n

Primeira foto da campanha ressalta a importância das palavras mágicas no dia a dia (Foto: divulgação)

Alegrar os pacientes de hospitais em Santa Maria, Porto Alegre e Canoas. Esse é o propósito do Esquadrão da Alegria, um programa que surgiu em 2007 e foi o objeto de estudo e trabalho dos alunos da disciplina de Projeto de Campanha do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Os estudantes foram divididos em grupos que, durante o semestre, deveriam criar uma campanha publicitária para o cliente. O trabalho vencedor chama-se Compartilhar para Sorrir o Mundo e está no facebook do Esquadrão da Alegria.

A disciplina é ministrada pelos docentes Cristiane Mafacioli Carvalho, Maurício Furlanetto e Sílvia Koch. O grupo vencedor é formado por Amanda Rebello Linck, Caroline Evangelista Reis, Luís Eduardo Leindecker Futterleib, Luísa de Oliveira, Mariana Peterson Silveira, Matheus Oliveira Rothen, Pedro de Oliveira Lonzetti e Tiele Fagundes Correia. Furlanetto e Sílvia orientaram a equipe durante todo o processo. Projeto de Campanha integra o último semestre da Faculdade. A formatura acontece no dia 15 de agosto, às 17h, no Centro de Eventos do Prédio 41, na PUCRS.

A campanha foi criada para a fan page do Esquadrão da Alegria no Facebook e conta com posts diários, entre 1˚ e 28 de agosto. As publicações realçam a importância das pequenas boas ações diárias.

Em sala de aula, o projeto defendido teve dois pontos principais: o jovem está cada vez mais presente em redes sociais e quer participar de causas voluntárias, mas não sabe como. Lonzetti acredita que a força do trabalho está na modificação do comportamento das pessoas na rede social, o lugar em que elas mais se expõem. Futterleib conta que este foi o momento da graduação em que a importância do trabalho em grupo ficou mais visível. “Buscamos pensar juntos durante todas as etapas para que a mensagem, ao fim, fosse coerente à necessidade do cliente e ao nosso planejamento”.

Natalia Berezuk, diplomada em Publicidade e Propaganda pela Famecos, entrou no Esquadrão da Alegria em 2013. Portanto, a publicitária já esteve dos dois lados: como aluna e como cliente. Natalia participou de todo o processo, desde a criação do briefing até a decisão do grupo vencedor. “Queríamos fazer algo diferente para o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), pois nossa maior preocupação é a divulgação do trabalho voluntário”. Ela acredita que as publicações diárias fizeram a diferença para a vitória da campanha Compartilhar para Sorrir o Mundo. “São com pequenos gestos que podemos ‘sorrir’ o mundo, e muitas pessoas esquecem de sorrir todo dia com atitudes”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org