Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
BATE-PAPO POLÍTICO
28 de maio de 2012

Alunos da Famecos entrevistam Luciana Genro

Por Cristina Fragata
Luciana Genro em entrevista com alunos (Foto: Ariel Gustsack)

Luciana Genro em entrevista com alunos (Foto: Ariel Gustsack)

Luciana Genro (PSOL), ex-deputada federal e estadual, conversou com os alunos do primeiro semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, na manhã dessa segunda-feira (28). Com o seu recente retorno da Grécia, a filha do governador Tarso Genro (PT) compartilhou com os estudantes o seu olhar sobre a crise econômica europeia, além de responder a questões relacionadas ao recém lançado livro “Direitos Humanos: Brasil no banco dos reús”, de sua autoria, e aos problemas eleitorais que enfrentará para lançar sua candidatura ao cargo de vereadora neste ano.

Durante a conversa, a ex-deputada destacou um dos pontos tratados em seu livro: a necessidade de o Brasil superar a posição que ocupa no cenário mundial como um dos países mais atrasados quanto à Justiça de Transição, medidas adotadas quando um país transita de um regime autoritário para um regime democrático. “O livro mostra que o Brasil precisa mudar. Em função da Lei da Anistia, o país foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Infelizmente, mesmo com a Comissão da Verdade, a situação não deve se modificar”, afirma.

Luciana afirma que pretende lutar pelo direito de concorrer ao cargo de vereadora nas próximas eleições. A Justiça Eleitoral entende que parentes de até segundo grau dos detentores de cargos executivos não podem concorrer. Como ela é filha do governador, a norma a deixa inelegível. “Eu concordo com a lei. O problema é que se o objetivo da norma é impedir a exploração de prestígio de um parente por outro, não se aplica ao meu caso. O espírito é evitar oligarquias familiares, mas eu tenho anos de militância e pertenço a um partido que faz oposição ao do meu pai”, enfatiza.

O encontro de uma hora e meia, que também tratou de assuntos como a homofobia, a formação do PSOL e a corrupção, foi promovido pelo professor Juremir Machado da Silva, para a cadeira de Técnicas de Reportagem e Formas Narrativas. “Sempre convido políticos, jornalistas e escritores para participarem das aulas. Faço isso e considero fundamental para divididir experiências e debater temas polêmicos. Essa é uma maneira de colocar o aluno em contato com o mundo real”, ressalta Silva.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org