Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
9 de dezembro de 2014

Famecos é destaque no Prêmio Direitos Humanos

Na 31ª edição do evento, Faculdade garante novamente primeiros lugares
Por Rossana Ruschel
Professores Vitor Necchi e Alexandre Claser Elmi, no lançamento do livro Histórias para Lembrar: Relatos sobre a ditadura de 1964. Foto: Maia Rubim/ Famecos/ PUCRS

Professores Vitor Necchi e Alexandre Elmi, no lançamento do livro Histórias para Lembrar: Relatos sobre a ditadura de 1964, no primeiro semestre. (Foto: Maia Rubim/Famecos/PUCRS)

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu amplo reconhecimento na 31ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Alunos da instituição conquistaram os primeiros lugares na categoria Acadêmico. A cerimônia de entrega dos prêmios será nesta quarta-feira (10), às 20h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Alegre.

A primeira colocada é Carolina Hickmann, aluna do 5º semestre de Jornalismo, com o trabalho Cartografia da Ditadura Militar, produzido em estágio no Jornal do Comércio.

Em segundo lugar está o livro Histórias para Lembrar: Relatos sobre a ditadura de 1964. A obra é de autoria dos alunos do 8º semestre de Jornalismo Alina Oliveira, André Pasquali, Bruno Cisco, Bruno Ravazzolli, Clara Salvadori, Evelyn Centeno, Fernanda Ponciano, Francielly Brites, Igor Grossmann, Julia Finamor, Lais Etchenique, Arina Oliveira, Mêlanie Albuquerque, Pedro Abdala, Shana Sudbrack, Tiago Medeiros e Vithoria Vaz. Os professores orientadores são Alexandre Elmi e Vitor Necchi. 

A aluna Juliana Forner, do 7º semestre de Jornalismo, recebeu Menção Honrosa com o trabalho Nova Vida Fora das Grades, realizado para a disciplina de Redação e Produção de Revista, com orientação do professor Vitor Necchi

Segundo Necchi, este é um dos prêmios mais importantes do Brasil, não apenas por sua credibilidade, mas pela urgente temática dos direitos humanos.

A Comissão Julgadora estabeleceu cinco critérios básicos: qualidade do texto ou da imagem; investigação original dos fatos; profundidade no tratamento da informação; abordagem de temas socialmente relevantes e valores éticos profissionais refletidos no trabalho. Os referidos critérios não foram ponderados através de notas, pois os trabalhos deveriam refletir de forma equilibrada os cinco valores jornalísticos estabelecidos.

Para Necchi, é preciso destacar o fato de que a Famecos, há anos, conquista os primeiros lugares na modalidade Acadêmico, o que demonstra o comprometimento da Faculdade, e principalmente dos alunos. “Os trabalhos que tratam dessa temática têm como ponto de partida uma preocupação com o outro, que passa por situação de violência”, disse.

O Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo acontece desde 1984 e é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e a Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA).

O evento visa prestigiar as matérias jornalísticas mais relevantes em torno da defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. A premiação é anual e destinada a profissionais e acadêmicos de Jornalismo, recebendo inscrições de todo o país e do Mercosul.

A solenidade de entrega do Prêmio sempre é realizada no dia 10 de dezembro, data em que  a Organização das Nação Unidas (ONU) promulgou a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org