Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
27 de julho de 2017

Alunos da Famecos ganham Trabalho Destaque do Idear

Grupo realizou quatro ações para melhorar a comunicação da marca
Por Victor Eduardo Siviero Alves
Idear trabalha o empreendedorismo enquanto competência que envolve a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes. (Foto: Lenara Pothin)

“Idear pensa que empreendedorismo é fazer a diferença no mundo, não importa se for criar uma empresa ou não”, diz Ana Cecília Nunes (Foto: Lenara Pothin)

No último dia 18, foi anunciado que o grupo ganhador do Trabalho Destaque do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear) é composto pelos estudantes Milena Luchini, Daniel Pippi, Rafael Vieira e Luisa Troglio, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O projeto consiste em uma parceria da disciplina de Planejamento Publicitário: comunicação e marca, do terceiro semestre, ministrada pela professora Marcia Pillon Christofoli, com o Idear a fim de que os alunos criem um planejamento de comunicação para a empresa, como explica a coordenadora do Idear, Ana Cecília Nunes.

Com o propósito de melhorar e ampliar a comunicação e divulgação da marca, o grupo se preocupou em entender o que é a empresa desde o início. Vieira explica que eles traçaram um objetivo para divulgar o Idear e o seu conceito para o maior número de pessoas, além de melhorar a comunicação nas mídias sociais. A partir disso, os integrantes descobriram que 76% dos universitários brasileiros sentem ou já sentiram vontade de abrir seu próprio negócio, e o curso que mais tem interesse em empreender é Engenharia, com 62,7%, de acordo com pesquisa feita pelo Endeavor Brasil, em 2012. Para criar um ambiente competitivo, a equipe analisou a situação da Maratona de Empreendedorismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, da Unisinos. “Nós fizemos um diagnóstico de comunicação comparado a UFRGS e a Unisinos. No entanto, o Idear tem um espaço só dele, tendo que competir com as páginas oficiais da Unisinos e da UFRGS”, conta Vieira.

O grupo executou ações solidas para ajudar o Idear a divulgar a sua marca e melhorar a sua comunicação. Luisa afirma que eles trouxeram informações relevantes e consistentes a partir de entrevistas com alunos da PUCRS, o que possibilitou resultados importantes para a construção do planejamento, finalizado com quatro ações. A primeira seria produzir artigos para divulgação, como canetas, canecas e estojos, distribuídos no Open Campus da Faculdade, nos dias 14 e 15 de setembro. A segunda ação tem como fim inserir o Idear em uma oficina do SET universitário, que ocorre do dia 25 à 29 de setembro. “A intenção é realizar uma palestra sobre inovação e empreendedorismo, que é exatamente o tema que o Idear propõe. A gente teve a ideia de os palestrantes serem os próprios professores responsáveis, juntamente com alunos que tiveram destaque no Torneio Empreendedor, para dar aquela motivação de aluno para aluno nas oficinas”, relata Vieira. A terceira ação procura criar uma parceria entre a marca e os estabelecimentos de café conhecidos da Faculdade, com a intenção de utilizar o seu espaço para disponibilizar o material de divulgação, como panfletos e pôsteres. Segundo o aluno, eles patrocinariam a participação do Idear no SET universitário. “Os palestrantes teriam café e outras bebidas. Os logos das empresas seriam mostrados e, também, montaríamos um stand para que os estabelecimentos pudessem vender seus produtos”. Por último, a equipe tenta criar um caminho para a instituição, estreitando um vínculo com o Espaço Experiência, da Famecos, para produção de conteúdo audiovisual de divulgação.

A aluna Milena destaca que todos os trabalhos da turma foram muito bons, entretanto, a insegurança por se tratar de um trabalho para um cliente real existia. “A gente ficava com aquela pressão de saber se estava fazendo certo ou não”, conta. Ela explica, ainda, que o projeto foi especial pelo fato de os alunos terem uma ideia de como é atender as pessoas e uma empresa. “Todo mundo se empenhou bastante em fazer o planejamento do Idear, nós até entrevistamos pessoas, entrevistamos professores e alunos, que são o público-alvo do Idear, para saber o quê falta na companhia”, completa. Pippi afirma que ter seu trabalho reconhecido é algo positivo, ainda mais depois de um semestre complicado como foi o terceiro. “A premiação nos mostra que estamos indo na direção certa para que cada membro do grupo alcance seus objetivos. Agora é só esperar pelas próximas premiações”, revela.

Ana Cecília, também professora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Famecos, explica que essa atividade é organizada todos os semestres pela professora Márcia. “Eles escolhem um cliente para trabalhar o planejamento de comunicação daquele período”. Ela conta, ainda, que o Idear conversou com o grupo, já que a instituição também precisava entender melhor a sua comunicação. Com isso, os alunos foram até a empresa e foi passado o briefing para eles, conforme ressalta a profissional. “A gente explicou quais eram os nosso desafios. Eu diria que sempre quando tem algo novo, o desafio de comunicação é muito grande. Não adianta ser muito legal e ninguém conhecer, então a gente sabia que eles iam poder contribuir muito. Graças a esse pensamento, contamos um pouquinho sobre a história do Idear e qual é o nosso propósito”. A coordenadora do Idear explica que o grande mérito do trabalho foi combinar muitos elementos diferentes e conseguir entender o contexto da situação. “Esse grupo conseguiu se destacar, apresentando tanto uma inovação, quanto entendendo muito bem as nossas necessidades, o cenário da Faculdade e como a gente podia atingir os alunos”, finaliza.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org