Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
26 de março de 2015

Alunos da Famecos produzem reportagens para a RBS

Matérias sobre as ruas de Porto Alegre serão exibidas na RBS TV neste sábado (28)
Por Rafael Timm
Imagem extraída de uma das reportagens do projeto Ruas da Cidade

Imagem extraída de uma das reportagens do projeto Ruas da Cidade

A transmissão do projeto Ruas da Cidade na RBS TV neste sábado (28), das 10h30min às 12h30min, em comemoração aos 243 anos do aniversário de Porto Alegre completados nesta quinta-feira (26), evidencia que a distância entre a academia e o mercado de trabalho não é tão grande como se imagina. Idealizado e criado pelos estudantes de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, na disciplina de Telejornalismo IV, a série de quatro reportagens revela histórias e personagens das ruas da capital gaúcha. A exibição das matérias, orientada pelos professores Fabio Canatta e Silvio Barbizan, ocorre no programa especial #PortoemFesta da emissora.

“Estamos mais próximos do mercado de trabalho do que se imaginava, pois um trabalho de sala de aula será exibido em um canal aberto de televisão”, opina o coordenador do Curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff. Professor da disciplina e responsável pelos projetos especiais da RBS TV, Barbizan, acredita que a experiência é muito rica para os alunos, além de ser uma oportunidade de trabalhar com os profissionais da emissora. “Solicitamos que as matérias tivessem características próprias dos estudantes. Tanto a universidade quanto a RBS ganham com essa aproximação”, avalia Barbizan.

O critério de escolha das ruas para o projeto se baseou na importância que elas têm tanto no passado quanto no futuro da cidade. “Elas podem não ser tão conhecidas por toda a população, ou sequer tão frequentadas, mas elas têm histórias muito legais que compõem o que é Porto Alegre”, afirma um dos integrantes do projeto, Tiago Bianchi. Os futuros jornalistas percorreram inúmeras ruas da capital, bateram de porta em porta, para que as reportagens contassem histórias inusitadas de seus moradores. “Teremos um piano público, um túnel que atravessa uma rua, histórias das construções, revitalização de bairros através de iniciativas culturais e muito mais”, conta o aluno Felipe Nogs, editor do projeto.

A Globo divulgou que as matérias seriam exibidas na sua grade de programação na última terça-feira (24), (confira). Cada reportagem dura sete minutos. Além de Nogs e Bianchi, participaram também do projeto os alunos Alexandre Lucas, Bruna Goulart, Carol Ferraz, Elisa Casagrande, Laura Guerra, Ohana Constante, Pedro Abdala e Vivian Salva.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org