Os estudantes de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Isabela Martel (7˚ Semestre) e Pedro Moreno (8˚ Semestre) iniciaram na segunda-feira (30 de março) um período de estágio conquistado na Rede Globo.
Tudo começou com as inscrições no Programa Estagiar que, anualmente, abre processos seletivos para estágios em todos os canais Globosat. Foram realizadas 5 etapas – com fases online e presenciais – até que os candidatos fossem selecionados. Segundo Isabela, durante o processo, os alunos foram informados que desde a primeira fase estavam concorrendo com outras 27 mil pessoas.
As vagas ocupadas pelos estudantes são na área do Esporte, mas em diferentes canais. Isabela está estagiando no SporTV. Já Pedro Moreno, está na produção da editoria de esporte da televisão TV Globo, local e nacional, em programas como Globo Esporte, Esporte Espetacular, Corujão do Esporte e demais inserções esportivas na programação.
Os alunos afirmam que têm as melhores expectativas possíveis, não só pela empresa em que estão ingressando e os profissionais com quem trabalham, mas por todos os fatores externos que acompanham este processo, como a mudança de cidade e o afastamento da zona de conforto.
Fábian Chelkanoff, coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, declara que intermediou o processo para que fosse possível a realização dos estágios fora do estado. Ele incentiva que os estudantes procurem vagas deste tipo, mesmo que seja necessário adiar a conclusão do curso para que essa vivência seja possível.
O estágio terá duração de seis meses, com a possibilidade de ser renovado para um período total de dois anos. Tudo depende do interesse da empresa e da disponibilidade do estagiário. “As chances de efetivação parecem claras. Foram abertas duas vagas de estágio no esporte da Globo, justamente porque dois estagiários foram efetivados”, cita Pedro Moreno.