Entre risos e brincadeiras descontraídas, Giovanni Richetti e Lucas Menegotto contaram sobre como sua parceria com criações publicitárias vem os premiando desde o início do curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social (Famecos). Os dois estudantes têm unido esforços como redatores para participar de diversos concursos, que trazem destaque e motivação para seguir a carreira publicitária. “Na nossa área, o reconhecimento é fundamental”, destacam os estudantes.
Ainda no 1º semestre, os alunos venceram o Galo de Ouro no prêmio universitário do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, com o vídeo Consciência na hora de votar. O vídeo, com supervisão de José Fernando Azevedo e Ticiano Paludo, também venceu a categoria Audiovisual Institucional e Organizacional do 26º SET Universitário. A dupla uniu-se novamente para participar do concurso Doritos Crash The Super Bowl. No vídeo, para concorrer em âmbito internacional, a praia de Cidreira simulou um deserto, onde um homem perdido encontra água e usa-a para limpar as mãos e comer Doritos. O vídeo não foi selecionado, o que decepcionou os publicitários. “Mas a vida é surpreendente desde que você se deixe supreender”, diz Richetti.
Em seguida, os alunos substituíram o desencanto por ânimo e se inscreveram no concurso internacional de uma rede de premiações de Publicidade e Propaganda, o New York Festival. Menegotto e Richetti participam na categoria Young Globals, do The Global Awards. O objetivo era criar uma campanha publicitária que falasse sobre depressão. Abrangendo diferentes temas da sociedade contemporânea, produziram e redigiram seus vídeos mostrando como um dos principais motivos de desesperança das pessoas não é a orientação sexual ou a etnia, mas a depressão. “Está explícito, e acredite: não se trata da orientação sexual ou cor de pele do personagem. Até porque, isso nunca foi um problema. (…) Depressão, procure um especialista”, narrou Fábian Chelkanoff, coordenador do curso de jornalismo na Famecos. Para elaborar a campanha, receberam apoio de alunos e professores da faculdade. Como resultado, são finalistas do concurso.
“É uma mistura de nervosismo, ansiedade e felicidade”, admite Menegotto sobre a espera do resultado final. Os alunos comemoraram, ao receberem por e-mail, o aviso de suas posições como finalistas do concurso e o feedback positivo dos jurados. Ele ressaltou o contentamento em, ainda aluno, ser reconhecido por profissionais de alto nível. Não há uma data definida para a divulgação dos vencedores.