No dia 21 de outubro, a diretora de Internet da RBS Marta Gleich esteve no auditório da Famecos palestrando sobre o funcionamento de blogs. Lá ela aproveitou a oportunidade e desafiou os estudantes de jornalismo a enviar seus blogs ao grupo RBS. O melhor seria hospedado pelo clicRBS.
Dois blogs criados por alunos da Famecos empataram na avaliação e ambos foram escolhidos. “Admirável Mundo Virtual” das alunas do 4º semestre de jornalismo Giuliana de Toledo, Idiana Tomazelli e Mônica Reolom, e “Rota Orgânica” de Cláudia Crotti, Janaína Azevedo, Jéssica da Silva e Bruna Essig.
“Admirável Mundo Virtual” trata das iniciativas nascidas na internet que transcendem o meio digital, como a própria apresentação do blog já descreve. Ele foi criado para cadeira de Jornalismo Digital do 3º semestre e se destaca por abordar um tema autêntico. O “Rota Orgânica” foi criado durante as aulas de Jornalismo Digital e objetiva relatar informações sobre os produtos orgânicos, sempre abordando o tema com uma preocupação ambiental.
Bruna Essig, do terceiro semestre de jornalismo da Famecos, umas das blogueiras do “Rota Orgânica”, vislumbra a vitória como uma forma de visibilidade: “nosso trabalho ganhou visibilidade. O que achávamos ser apenas um trabalho de faculdade virou uma oportunidade de iniciação profissional. Agora estamos em um portal (ClicRBS) que é bem acessado”.
Idiana Tomazelli, que ao lado de suas colegas foi responsável pela criação do blog “Admirável Mundo Virtual”, se surpreendeu com a conquista: “tinha esperanças de vencer, mas assumo que fiquei surpresa, pois concorriam com a gente blogs muito legais e bem elaborados. No final deu tudo certo e ficamos felizes”, completa.