Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Comunicação
17 de agosto de 2016

Alunos da Famecos vivenciam ambiente olímpico

Estudantes que foram ao Rio contam a experiência de presenciar o evento
Por Bruno Mônego
À esquerda, Lucas Leffa e Mariana Capra, e à direita, Stephanie Soares e Ricardo Godinho

À esquerda, Lucas Leffa e Mariana Capra, e à direita, Stephanie Soares e Ricardo Godinho

Na Olimpíada Rio 2016, o maior evento esportivo do planeta, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS também está presente. Quatro alunos de Jornalismo estão realizando trabalho voluntário e outras atividades relacionadas ao evento e contam suas experiências ao Portal Eusoufamecos.

Ricardo Godinho (à direita, inferior) está atuando como voluntário e relata que não poderia perder a oportunidade de participar de um evento deste porte. “Não pude fazer parte da Copa do Mundo, então não poderia perder mais essa”, afirma. Para ele, a convivência com pessoas de outros lugares está sendo única. O trabalho realizado pelo estudante é relacionado à comodidade da família olímpica, formada por presidentes, chefes de estado, patrocinadores e convidados dos mesmos.

Também voluntária, Mariana Capra (à esquerda, inferior) é assistente de relações internacionais. Ela está acompanhando o ministro dos esportes e diversos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). “Está sendo muito legal participar dessa experiência, é um mundo totalmente diferente e o clima de olimpíadas é totalmente único”, relata. Um ponto principal para ela é a troca de experiências e culturas com pessoas de diversos países. “Não trocaria isso que estou vivendo aqui no Rio por nada”.

A aluna Stephanie Soares (à direita, superior) está participando do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos, coordenado pelo professor Nelson Todt, da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid) da PUCRS. A pesquisa, que ocorre em Deodoro (RJ), tem como objetivo identificar o público que estará assistindo o pentatlo moderno. Também serão analisados o envolvimento das pessoas com as atrações da olimpíada cultural, composta por atividades como artes cênicas, dança, música e outros eventos culturais que ocorrem durante a Rio 2016. O grupo é composto por 16 pessoas e tem a parceria da faculdade alemã de Kaiserslautern.

O estudante Lucas Leffa (à esquerda, superior) está na capital carioca trabalhando no Mídia Ninja, uma rede conectada com diversos grupos de midiativismo. Enquanto a grande mídia busca abordar a Olimpíada como “Jogos da união”, o trabalho realizado por ele e seus colegas tratam o evento como “Jogos da Exclusão”. Para ele, a grande presença de militares na cidade esconde os problemas habituais. “O Rio de Janeiro é uma cidade selvagem, é extremamente bonita e global. Mas é uma cidade dividida até mesmo pela sua geografia. Os morros formam bolsões de pobreza, que expressam toda a desigualdade que é tão brasileira”, conclui.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org