Entre os dias 13 e 19 de dezembro, cerca de 35 universitários da PUCRS darão a crianças e adolescentes da Vila Elza, em Viamão, a possibilidade de refletir. A ação faz parte do Programa Universidade Missionária, que desde 2004 mobiliza estudantes para auxiliarem em atividades paroquiais em comunidades em situação de vulnerabilidade social. O interesse do grupo é trabalhar valores nas escolas, utilizando filmes, teatro e jogos cooperativos como forma de aproximar os jovens da paróquia.
“Queremos dar a eles perspectivas de vida, uma chance para pensar”, explica o agente do Centro de Pastoral e Solidariedade Gilnei Lima, coordenador da Missão Paróquia. Durante três meses, coordenadores voluntários prepararam dinâmicas a serem realizadas durante a semana. Uma delas será o Domingo Mão na Massa, em que a comunidade revitalizará espaços da paróquia.
Este ano participarão alunos que já integraram missões anteriores. Os estudantes ficarão hospedados em casas de moradores da região. “É um passo a mais, é preciso compreender a vida dessas pessoas”, afirma Lima.