O Teccine, laboratório do Curso Audiovisual da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, foi premiado novamente. As produções Silêncio Por favor e Depois da Pele, dos alunos Filipe Matz e Marcio Reolon, receberam o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente, no Prêmio Festival Universitário da Bahia.
Das 50 produções inscritas no festival baiano, oito foram selecionadas. Entre elas estavam os trabalhos realizados pelos alunos da Famecos. O documentário Silêncio por favor foi produzido pelos alunos do 2° semestre. Já o filme de ficção Depois da Pele foi um trabalho de conclusão de curso, realizado por estudantes do 5° semestre do curso.
O documentário Silêncio Por favor, segundo seu diretor Filipe Matz, é um ensaio visual e sonoro sobre o mundo dos que vivem em silêncio. “O filme trata sobre o estranhamento de uma pessoa com problemas auditivos em meio à sociedade”, explica. Sobre a experiência de ter seu curta premiado, Felipe destaca a importância dos alunos divulgarem seus filmes. “Temos muito apoio e incentivo dos professores para que nossos filmes concorram em festivais. Essa experiência me proporcionou um enriquecimento pessoal e, com certeza, profissional”, garante. Para o professor e coordenador do curso João Barone estas premiações “são um reconhecimento do esforço dos alunos. O que nós professores queremos é a circulação desses filmes para que todos possam conhecer os trabalhos desenvolvidos por eles”.
O laboratório Teccine possui um grande histórico de prêmios. Já faturou prêmios no Kodak Filmschool Competition de 2007, 2009 e 2010, na Fesricine Amazônia, no Festival Internacional de Cinema em Itu, na II Mostra Curta Audiovisual, na Fest Cine Aruanda em João Pessoa, no XV Gramado Cine Vídeo, no 12° Festival Brasileiro de Cinema Universitário, no 3° Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do MERCOSUL e muito outros.
A Famecos parabeniza os jovens vencedores!