Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
20 de dezembro de 2018

Sete prêmios para alunos de jornalismo no 60º Prêmio ARI

Famequianos são destacados com o Grande Prêmio Acadêmico Jornalismo Universitário
Por Gabriel Salazar

Nesta quarta-feira, 19 de dezembro, alunos de jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos venceram categorias no Prêmio ARI 2018. A entrega da premiação aconteceu no Auditório Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre, às 10h. Foram três menções honrosas, um trabalho em segundo lugar e três em primeiro lugar, dentre eles O Grande Prêmio Acadêmico Jornalismo Universitário.

Os alunos conquistaram premiações em cinco categorias do Prêmio ARI. Foram uma menção honrosa e segundo lugar em Fotojornalismo Universitário, primeiro lugar em Reportagem Multimídia, menção honrosa em Reportagem de Áudio Universitário, primeiro lugar e menção honrosa em Reportagem em Vídeo Universitário e o primeiro lugar no Grande Prêmio Acadêmico Jornalismo Universitário. 

Ganhadores do Grande Prêmio Acadêmico Jornalismo Universitário e o professor Silvio Barbizan

O Coordenador do curso de jornalismo da Famecos, Prof. Fábian Chelkanoff, acredita que as premiações têm grande significado na formação dos estudantes. “Os prêmios mostram que a sala de aula é o grande lugar de aprendizado e que os alunos se empenham mais que para apenas a avaliação”, conta o professor. “Eles encaram, baixam a cabeça, compram as ideias e junto com os professores realizam trabalhos que realmente são de grande destaque”.

O Grande Prêmio Acadêmico Jornalismo Universitário foi vencido por um grupo de alunos do Editorial J, composto por Camila Pires, Maria Eduarda Rocha, Luana Casagranda, Nicolas Chidem, Giulia Cassol, Roberta Berti, Daniel Guarín e Fernando Costa. O trabalho consistiu na cobertura da Copa dos Refugiados, um evento idealizado pela ONG África do Coração e realizado em conjunto com a PONTO, Agência de Inovação Social, com o apoio institucional do ACNUR  “Agência da ONU para Refugiados”, realizado nos dias 2 e 3 de junho. O objetivo da Copa foi a integração social dos migrantes e refugiados, que disputaram um torneio representando seus países.

O trabalho foi inscrito no nome de Camila Pires. Segundo a aluna, o  grupo já estava criando expectativa porque com o mesmo trabalho o grupo ganhou o prêmio de Reportagem em Vídeo 

Universitário no 60º Prêmio ARI e no mês de outubro haviam ganhado o Prêmio SET de Telejornal. “Foi muito emocionante. Estar no meio de um monte de grandes nomes do jornalismo e da imprensa foi algo muito legal”, conta a estudante. Para ela, a premiação mostra o poder de um projeto em equipe bem feito. “Se o trabalho em grupo for bem executado, não há nada que impeça que ele dê certo”.

Fotografia do aluno Nicolas Chidem que recebeu menção honrosa na categoria Fotojornalismo Universitário Foto: Nicolas Chidem

O aluno Nicolas Chidem participou de quatro das premiações: o Grande Prêmio e o primeiro lugar em Reportagem em Vídeo Universitário, pelo Editorial J; e menção honrosa em Fotojornalismo Universitário e primeiro lugar em Reportagem Multimídia. Nessas categorias, ele inscreveu trabalhos que realizou para o Projeto V, iniciativa do curso de Jornalismo que tem como intuito inspirar projetos inovadores e estratégias de comunicação por meio de uma organização coletiva (você pode ler mais sobre o Projeto V aqui). O trabalho, nomeado A Última Gota, tem como principal objetivo informar a população sobre a falta de acesso à água em Porto Alegre. Para Nicolas, os prêmios foram uma resposta ao esforço do grupo durante o quinto semestre. “Não teria conseguido fazer sem o trabalho em grupo. É mérito da organização da equipe”. 

20 prêmios foram ganhos por alunos de jornalismo em 2018

Ao longo de 2018, alunos de jornalismo da Famecos ganharam 20 prêmios, juntando menções honrosas e primeiros, segundos e terceiros lugares. Neste ano, os estudantes receberam premiações no 17º Prêmio de Jornalismo Massey Ferguson, 5º Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, Prêmio Rodolfo Lima Martensen, 31º Prêmio SET, 35° Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo e 60º Prêmio ARI.

Para o professor de jornalismo Silvio Barbizan, receber esse tipo de premiação estimula os alunos e tem grande reflexo na jornada acadêmica dos alunos. “Esses prêmios são importantes porque eles já saem da faculdade com reconhecimento”, conta. Ele também afirma que receber uma premiação de jornalismo ainda quando estudante é algo que que influencia positivamente em entrevistas de emprego.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org