Na última sexta-feira (10), ocorreu a palestra “O impacto das Relações Públicas no processo de inovação”, ministrada por Carolina Hermes Eichenberg, formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e mestre em Design Estratégico. O evento foi realizado no CriaLab para a turma da manhã da disciplina de Processos e Programas em Relações Públicas, da professora Fabiane Sgorla. A participação faz parte do cronograma do semestre, em uma atividade chamada Encontros com o mercado.
O CriaLab, localizado no Tecnopuc, é um espaço destinado tanto para o uso da universidade quanto de empresas externas. É considerado o laboratório de criatividade da PUCRS e, segundo a palestrante, trabalha com um dos mais novos pilares da inovação, a Hélice Tripla, que consegue juntar universidade, empresas e governo. “Fazer com que esses três pilares trabalhem juntos, facilita muito na inovação, principalmente com a troca de conhecimento.” cita Carolina.
Durante a palestra, foi discutido o Design Thinking, processo com abordagem interdisciplinar, focado na solução de problemas por meio da geração de ideias. Tem como características o pensamento visual, a centralização do usuário, a colaboração, a aceleração do aprendizado e o pensamento integrado. Carolina deixa claro que não é qualquer problema que pode ter o Design Thinking como solução, somente os mais complexos.
Foram realizadas três atividades durante a palestra para que os alunos percebam que, em certos problemas, a solução será mais complexa do que imaginam. Nesses casos, é necessário que a criatividade seja explorada e que as soluções encontradas não sejam tão óbvias. A palestrante abriu um momento para debater sobre o quanto as organizações estão inovando e como a atividade de Relações Públicas impacta na inovação.