Na noite da última quarta-feira, 23, sete grupos da disciplina de Projeto de Campanha Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS apresentaram seus trabalhos para o Instituto Amigos de Lucas, que compôs a banca avaliadora junto aos professores do curso. A instituição é uma organização não-governamental que surgiu em outubro de 1998, em Porto Alegre. Os “Amigos” trabalham na prevenção ao abandono na infância e na luta pela garantia do direito de que toda a criança tem de viver em família.
As propostas de campanhas foram apresentadas para a presidente Rosi Prigol, a piscóloga Lizianne Cenci e aos professores da disciplina Sílvia Kock, Eduardo Müller e Cristiane Mafacioli, que avaliaram e pontuaram os trabalhos, “que têm os moldes de uma concorrência pública”, segundo a professora Cristiane.
O objetivo da exposição é a divulgação do programa Famílias Acolhedoras, que defende o acolhimento “informal” caracterizado quando a família biológica, voluntariamente, delega seu papel parental a outro membro de sua própria família ou a outro adulto, repassando a responsabilidade pela criação e cuidados com seu filho. Hoje há um grande número de crianças que passam a maior parte de sua infância, sendo criados por parentes, por padrinhos ou amigos próximos dos seus pais.
Segundo a professora Cristiane, “a intenção é que o cliente use todas as peças da campanha escolhida. E a Famecos fará uma doação da campanha vencedora para a Instituição”, comenta. Então presta atenção. Se tu veres uma campanha para os Amigos de Lucas nas ruas, olhe com atenção. Ela pode ter sido feita pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Famecos.