Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CALOUROS
14 de dezembro de 2011

Alunos escolhem comunicação antes de definir o curso

Por Iasmine Lopes
Luiza de Moura Gudde, caloura de Jornalismo, participa da ação promovida pelo EE (Foto: Priscila Leal)

Luiza de Moura Gudde, caloura de Jornalismo, participa da ação promovida pelo EE (Foto: Priscila Leal)

A escolha da profissão é uma decisão difícil para todo jovem. Para os alunos que se matricularam na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, segunda,12, a definição da área de interesse não foi tão complicada, o problema foi eleger a habilitação. No total, eram 285 vagas divididas entre jornalismo, publicidade e propaganda, produção audiovisual e relações públicas, deixando os calouros em dúvida entre qual delas optar.

Camila Pereira, caloura do curso de publicidade e propaganda teve dificuldade para decidir. “Sempre achei que eu ia para comunicação, estava em dúvida entre PP e jornal” relata. A certeza por publicidade veio na Feira das Profissões, quando visitou os estandes da Famecos. Não diferente, Anna Moser enfrentou o mesmo problema e fez sua opção por relações públicas após comparar as cadeiras de cada curso. “Queria comunicação e achei a grade do curso a mais legal”, comenta a caloura.

A indecisão, para alguns, ultrapassou os muros da comunicação. Filho de advogado, Daniel Mester sempre achou que seguiria a carreira do pai. Foi um teste vocacional que direcionou o aluno para publicidade e propaganda. A influência dos pais podem afetar as decisões dos filhos e para Ariel Gustzak, ocorreu exatamente assim. As referências da mãe ajudaram na escolha pelo curso de jornalismo: “escolhi por conselho da minha mãe que fez esse curso na Famecos”, afirma.

A reflexão sobre as escolhas foi uma proposta do Espaço Experiência, que montou uma ação no saguão da faculdade durante o primeiro dia de matrículas. Os alunos, já veteranos, perguntaram pra os calouros o porquê de suas decisões. As respostas eram escritas ou desenhadas em folhas e depois os estudantes tiravam fotos com suas obras. Os resultados, expostos no Facebook, foram variados, mas já mostraram a paixão dos alunos pela futura profissão e a empolgação com o curso. “Estou bastante ansiosa para começar”, confessou Ana Elisa Pires, acadêmica de relações públicas.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org