Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECCINE
28 de junho de 2013

Alunos falam sobre a primeira minissérie universitária no país

"Toda vez que dizemos adeus" será exibida na PUCRS em julho
Por Maria Polo

A série Toda vez que dizemos adeus, produzida por estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, será lançada em julho. Com mais de um semestre de planejamento, foram quatro semanas de gravações, 13 locações diferentes e 43 pessoas envolvidas diretamente para a concretização de quatro episódios da primeira minissérie realizada por estudantes universitários do Brasil.

Colocar em prática o aprendizado de sala de aula é uma questão importante para a maioria dos alunos. Para os futuros cineastas, a oportunidade de realização de um projeto grande, com autonomia, é essencial. Toda vez que dizemos adeus foi assim. Desde o roteiro à produção, o trabalho completo foi dos estudantes, com orientação dos professores Eduardo Wannmacher, Fabiano Grendene de Souza, Aleteia Selonk e Maria Henriqueta Creidy.

Em locações que incluíram pontos conhecidos de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mário Quintana e a escadaria da Borges de Medeiros, a equipe passou por diversas dificuldades, como escalar árvores para fazer ângulos de câmera e filmar nos pedalinhos na Redenção. Certa vez, enquanto faziam gravações na casa emprestada de uma conhecida, o ator que improvisava uma cena de pintura acabou sujando todo o equipamento e o local. “A gente era inexperiente na época”, brinca Guilherme Pires, um dos diretores do segundo episódio.

Para eles, experimentar é uma chance que não teriam no mercado. “Poder errar e acertar, mas principalmente entender o processo e de onde vem o erro são vantagens que só temos agora”, afirma Yuri Correa, um dos roteiristas. Foram muitas discussões, brigas, desentendimentos. Uma profusão de ideias e personalidades em conflito o tempo todo. “São situações que obrigam a trabalhar de forma democrática”, explica Ana Carolina Rosa, diretora de produção.

Toda Vez que Dizemos Adeus narra a história de um casal, Artur e Cláudia, que se reencontra após cinco anos separados. Apesar dos desentendimentos que tiveram durante o namoro, as lembranças do passado trazem a vontade de ficar juntos novamente. O projeto final ainda está se transformando. Toda semana tem um corte novo. “A cada etapa que passamos, podemos enxergar a evolução”, afirma Martina Manfrin. Os participantes estão empolgados com o trabalho realizado até agora.

Saiba como foram os bastidores das gravações:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org