Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOLOGIA AO VIVO
14 de dezembro de 2009

Alunos jogam vídeo game para discutir interatividade

Por Bruno Moraes e Mauro Plastina

Na última aula deste semestre da cadeira de Jornalismo Digital, o professor André Pase preparou uma abordagem surpresa. Pela quarta vez, para encerrar, ele debateu interatividade no meio digital e, após o intervalo, reservou uma surpresa para os alunos: um Wii e um PlayStation 3 com guitarra, bateria e microfones. De acordo com Pase, os vídeo games são propícios para abordar esse conteúdo porque põem a pessoa diante de uma narrativa cujo final só será conhecido através da interação com a máquina. Além disso, o game faz com que as pessoas deixem de olhar para a televisão como um conteúdo que só vem e passem a ver um conteúdo com o qual dialogam: “talvez ele me adestre para que, quando chegar a TV interativa, quando tiver um meio áudio-visual mais interativo, eu já saiba o que fazer e já esteja mais pronto para fazer. Ele é um bom formador de cultura de vídeo interativo.”

O jogo utilizado como exemplo de alta interatividade foi Beatles Rock Band, levado por Pase para ser demonstrado e testado pelos alunos. Conforme o professor, games como esse se desprendem dos jogos normais, entrando na ala de documentários experimentais, porque não buscam a competitividade entres os jogadores, mas a experiência e a evolução deles.

Mas a aula não foi uma mera jogatina estudantil. Através da demonstração dos recursos dos consoles, que vão muito além da simples possibilidade de jogar, Pase apresentou a capacidade de comunicação dos consoles. A ESPN, por exemplo, envia os resultados de partidas de basquete reais para os aparelhos de modo online enquanto ocorrem as partidas eletrônicas. Pelo Wii, os usuários podem ver notícias mundiais “viajando” por um globo digital na tela da TV. Para o aluno Rodrigo Adams Fernandes, o vídeo game está se tornando um novo conceito de comunicação: “são novas vertentes que vão se abrindo para a comunicação, como mapear notícias. A aula foi a cara da Famecos”. Embora nem todos tenham jogado, o método foi aprovado. A aluna Mariana Barreto Moraes, que preferiu não se arriscar nem na bateria, nem na guitarra, afirma que a aula contribuiu muito para o conhecimento de todos, porque puderam “se dar conta de como o jornalista pode atuar nessa área, que traz ferramentas que estão surgindo e sendo mais divulgadas”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org