Márcio Oliveira instigou os alunos a desenvolverem um planejamento (Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS)
Nessa terça-feira (9), os alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário participaram da oficina Produção de Eventos, ministrada por Márcio Oliveira, ex-aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A atividade integra o projeto Caminhos do Saber, e o objetivo consistia na apresentação do Curso de Relações Públicas aos alunos interessados na área. O encontro ocorreu às 16h, na sala 307 da Famecos, e teve duração de uma hora.
Oliveira iniciou com uma breve apresentação de sua carreira e contou que a ideia de cursar a faculdade de RP surgiu quando estava no 5° semestre de Contabilidade. O profissional aconselhou os alunos a lerem sobre as profissões que têm interesse e disse para não se desapontarem se quiserem mudar de área. “Entrei mais tarde no curso, mas isso não quer dizer que eu não tenha tido sucesso”.
O ex-aluno explicou aos estudantes quais são os propósitos do relações-públicas e comentou a atuação profissional. Ao lembrar das aulas que teve na faculdade, Oliveira incentivou os alunos a estudarem na Famecos porque a teoria está sempre aliada à prática. “Com isso, é possível ir pronto para o mercado de trabalho”, justificou.
Com o tema da oficina voltado para a produção de eventos, esclareceu como ocorre o planejamento. “Eventos causam experiências nas pessoas, e o RP tem o objetivo de colocá-los em execução para, geralmente, fortalecer a relação entre empresas e seus clientes”, afirmou. Para proporcionar uma atividade mais lúdica, Oliveira distribuiu um briefing (conjunto de informações) para que a turma montasse uma aula inaugural fictícia. Além disso, cada um foi responsável por funções diferentes.
O exercício deixou os estudantes animados e participativos. “A ideia é que vocês percebam a complexidade que é montar um evento”. Para mostrar um pouco mais sobre o trabalho de RP, ele finalizou a oficina contando sobre o Maior Coelho de Chocolate do Mundo, projeto desenvolvido por ele e a sua equipe para a ChocoFest 2014, em Gramado. O resultado foi um coelho de 4 metros de altura, pesando 3 toneladas, que entrou para o Guiness Book.