O rádio no Rio Grande do Sul comemorou 90 anos nesse domingo (7). Para celebrar a data, a disciplina de Projeto Experimental em Rádio produziu uma série de documentários com depoimentos de professores, radialistas e pessoas envolvidas com o meio de comunicação relembrando fatos marcantes sobre as nove décadas. A coordenação dos grupos de alunos foi dos professores Fábio Canatta, Filipe Gamba, Luciano Klöckner e Tércio Saccol. O projeto 90 Anos do Rádio no Rio Grande do Sul em Nove Histórias foi transmitido pelo programa da Rádio Gaúcha Show de Bola nesse sábado (6). Durante o lançamento do livro Anedotário do Rádio Gaúcho 90 Anos de Histórias, do professor Klöckner, nesta terça-feira (9), ocorre a exibição dos documentários no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos).
Segundo Klöckner, a intenção era criar documentários curtos de até quatro minutos. “São produções com pequenas inserções concisas e compactas”, relata. Compartilharam suas histórias nomes como Luiz Artur Ferraretto, Jayme Copstein, Farid Germano Filho, Antonio Carlos Macedo, o professor da Famecos Jacques Wainberg, entre outros. O trabalho pode ser conferido no site da Radiofam.
Cada história tem um fato marcante: fundação da Rádio Sociedade Rio-Grandense, de Porto Alegre, e da Sociedade Rádio Pelotense, de Pelotas (década de 1920), primeira transmissão externa de rádio (década de 1930), Repórter Esso (década de 1940), o rádio constrói o imaginário nacional (década de 1950), cadeia da legalidade (década de 1960), incêndio das Lojas Renner, Porto Alegre (década de 1970), Papa na primeira visita ao Rio Grande do Sul e Grêmio é o primeiro time gaúcho campeão mundial (década de 1980), celular agiliza coberturas de rádio (década de 1990) e incêndio na Boate Kiss, Santa Maria (anos 2000).