(Foto: Luisa Zelmanowicz)

Material aborda a colaboração de desconhecidos para o futuro da capital (Foto: Luisa Zelmanowicz)

Ensaios fotográficos em papel couchê e textos que refletem diferentes percepções sobre Porto Alegre, em papel offset, conferem à Revista Nós, na primeira impressão, a aparência de um livro. São 138 páginas de conteúdo produzido exclusivamente por alunos do 8º semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Orientados pelos professores Alexandre Elmi e Fabio Canatta, os formandos de 2015 desenvolveram, na disciplina de Projeto Experimental IV – Editorial Gráfico, o material que foi impresso, publicado e distribuído em 2016.

As reportagens e os ensaios refletem como porto-alegrenses não conhecidos, sem espaços privilegiados e sem quantidades significativas de dinheiro desenham, transformam e lapidam a capital. A revista desenvolveu temas que permearam os movimentos sociais dos gaúchos no último ano, como a manifestação do Estatuto do Nascituro e a luta pela revitalização do Cais do Porto, por exemplo. Ensaios fotográficos retratam cenários de Porto Alegre pouco explorados. Nesta série, o Centro Cultural da Zona Sul e um dos cemitérios da capital estampam as páginas do impresso.

O projeto experimental propõe que os alunos vivenciem o dia a dia de uma redação jornalística. Eles participam de todas as etapas de produção de uma revista e desenvolvem a prática da reportagem, da fotografia e do design gráfico. O orientador Alexandre Elmi reflete que o projeto pode ajudar a discutir o futuro da capital, principalmente quando Porto Alegre se aproxima de mais uma eleição municipal. “Penso que fizemos uma produção de excelente qualidade editorial e gráfica. Me entusiasmou o fato de podermos discutir a nossa cidade. Creio que acertamos quando conseguimos dar respostas de interesse público”, reflete sobre o resultado da publicação.

O material está em circulação na Famecos e foi encaminhado a outras instituições, empresas de comunicação e profissionais do ramo que visitam a Faculdade. Elmi destaca que a Nós promove a discussão a respeito do desenvolvimento de Porto Alegre e sobre novas formas de ações políticas que vêm se expandindo. “As pessoas estão colaborando mais com o futuro da cidade. Há uma nova cidadania em formação e cremos que a revista ajudou a retratar isso”, complementa.

A revista está disponível integralmente na plataforma digital Issuu.