Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
17 de abril de 2012

Analistas discutem o atual cenário socioeconômico brasileiro

Por Marília Lima
Álvaro Llosa e Alberto Mingardi ministram debate comandado por Hélio Beltrão (Foto: Giovanna Hagemann Pozzer)

Álvaro Llosa e Alberto Mingardi ministram debate comandado por Hélio Beltrão (Foto: Giovanna Hagemann Pozzer)

“Confunde-se o status, que é o reconhecimento do país como uma nação, com a sua condição socioeconômica porque existe uma impaciência por parte do Brasil em crescer.” Ao proferir essa frase, o jornalista e analista político, Álvaro Vargas Llosa, deu início ao quarto painel do 25º Fórum da Liberdade, que encerrou nesta terça-feira no Centro de Eventos da PUCRS. Llosa teve a companhia do também jornalista e doutor em Ciências Políticas Alberto Mingardi, que falou sobre as Lições do mundo para o Brasil. No debate mediado pelo presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão, os dois palestrantes destacaram a necessidade do país promover as suas reformas internas.

O evento reuniu na tarde de hoje personalidades da Itália e do Peru para debater o que o Brasil, que hoje ocupa uma posição influente no cenário internacional, pode aprender com experiências de outras nações. Enquanto Llosa analisou a visão externa que se tem da realidade social e do quadro econômico brasileiro, Mingardi expôs a situação financeira da Europa a partir da crise mundial, e as tentativas daquele continente de a duras penas reestabelecer seu sistema econômico. “Não há melhor lição para o Brasil do que o que está se fazendo aqui nesses dois dias: equipar a sua elite com as ferramentas certas”, disse Mingardi.

Ao tecer quadros comparativos e confrontar situações, os palestrantes tinham o propósito de complementar o conceito que se tem em relação à condição do Brasil de potência emergente. Llosa afirmou que a projeção internacional politico-econômica já conquistada pela nação brasileira, mesmo que notável, não basta. “A globalização parcial do Brasil não é suficiente. É necessário um reforma institucional no país.” O jornalista frisou a discrepância que existe entre a importante posição mundial do país e a realidade atrasada que é apresentada.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org