Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ABRE ASPAS
3 de setembro de 2013

André Fran abre sua bagagem de histórias

Apresentador do Não Conta Lá Em Casa conversa com alunos e lança livro
Por Rodrigo Mello
Coordenador do curso de Jornalismo, Fabián Chelkanoff mediou a conversa com o apresentador (Foto: Ágatha Pedotte/ Famecos/ PUCRS)

Coordenador do curso de Jornalismo, Fabián Chelkanoff mediou a conversa com o apresentador (Foto: Ágatha Pedotte/ Famecos/ PUCRS)

Na manhã desta terça-feira (3), o jornalista André Fran realizou a terceira edição do projeto Abre Aspas, numa parceria com a Student Travel Bureau (STB). Em uma conversa descontraída com os alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), o apresentador do programa Não Conta Lá em Casa, do canal Multishow, contou aos estudantes as histórias retratadas em seu livro Não Conta Lá Em Casa – Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo. Além da palestra, fez também uma sessão de autógrafos da obra, lançada oficialmente durante o evento.

Fran abriu a conversa ao falar sobre o início do projeto Não Conta Lá em Casa. Segundo ele, tudo começou em 2004, quando foi à Indonésia para surfar com os amigos e acabou se deparando com o país devastado por um tsunami. Junto com Leondre Campos, Felipe Ufo e Bruno Pesca, decidiu fazer filmagens de toda a costa do país atingida pelo fenômeno. Com experiência em televisão, Fran editou mais de 70 horas de imagens e criou um documentário – Indo.doc – que ganhou grande repercussão ao ser transmitido pelo canal Sportv. “O objetivo não era estar na TV, mas fazer um projeto de vida”, contou o jornalista.

Com interesse por geopolítica, Fran e seu  grupo de amigos conduz o plano adiante. Em busca de mostrar um olhar diferente sobre alguns lugares inóspitos, levam o projeto Não Conta Lá em Casa ao canal GNT. Sem saber da mudança de perfil do canal, são aconselhados a apresentarem o projeto ao Multishow, um canal mais alinhado editorialmente à ideia. “Mesmo sem nenhum contato dentro da emissora Globosat, sem saber formatar um projeto de TV, os diretores do canal adoraram nossa ideia de programa e nos pediram um piloto, para terem uma mostra do que queríamos colocar no ar”, disse Fran.

O apresentador do programa lembrou que o piloto serviu para mostrar no quanto o grupo acreditava naquele projeto. Sem recursos e “quebrando porquinho”, os quatro seguiram viagem para filmar a situação de Myanmar, um país de forte repressão ditatorial, onde monges eram reprimidos pelo exército e pela polícia por seus manifestos contra o governo. Dividido em quatro episódios, o piloto acabou dando certo e a emissora do canal abriu espaço para o inovador programa.

Fran ainda lembrou de outras viagens feitas para o programa, como para a Coreia do Norte, onde as filmagens foram feitas todas com uma Handcam devido a forte vigília dos guias de viagens. Também contou sobre a ida ao Iraque, para acompanhar a retirada das tropas americanas do país e presenciar se a democracia seria realmente instaurada no país. “Foram momentos de muita tensão. Alguns dias depois de sairmos do país, o hotel em que ficamos hospedados foi alvo de um atentado que matou 60 pessoas”, lembrou.

Sem utilizar grandes equipamentos para não chamar a atenção de seguranças, sem visto oficial, fugindo do hard news, em busca de um olhar diferenciado sobre os lugares mais polêmicos e perigosos do mundo, André Fran e seus companheiros de viagem seguem para a 6ª temporada de programa. “Cada vez mais, voltamos com as esperanças mais renovadas pelo ser humano”, concluiu.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org