Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ABRE ASPAS
5 de setembro de 2013

André Fran ministra oficina na Famecos

Apresentador da série Não conta lá em casa explicou como criar e apresentar projetos para a TV
Por Samuel Lima
André Fran desafiou alunos a criarem e formatarem projeto de TV (Foto: Cassiana Martins)

André Fran desafiou alunos a criarem e formatarem projeto de TV (Foto: Cassiana Martins)

André Fran, um dos quatro amigos aventureiros da série do Multishow Não conta lá em casa, ministrou nessa terça (3), às 14h30min, a oficina Literatura de viagens extremas: o case do Não conta lá em casa. O workshop tratou da criação e apresentação de um projeto audiovisual para um veículo de comunicação. A atividade encerrou a participação do jornalista e publicitário no projeto Abre Aspas.

Cerca de 40 alunos assistiram a uma introdução teórica de Fran. O quadro da sala 303 da Famecos não ficou em branco. Separando-o em duas colunas, Projeto e Canal, o profissional abordou aspectos técnicos da criação do material – nome, slogan, resumo, justificativa e orçamento – e o que o veículo espera deste. “Não pode ser um trabalho acadêmico. O avaliador quer algo criativo, que esteja de acordo com a linha editorial do canal, possa obter boa audiência e seja viável financeiramente”, explicou Fran. Além disso, a apresentação ao vivo tem de ser igualmente interessante, “com um design, um layout diferente, que promova uma identidade visual à ideia”.

A seguir, os estudantes formaram cinco grupos, discutiram ideias, criaram seu projeto e o formataram, conforme as recomendações. Às 16h30min, Fran ouviu as propostas das equipes, deu dicas e incentivou a prosseguirem com suas invenções. “Com essa nova lei de conteúdo nacional (que exige três horas e meia de produções brasileiras no horário nobre) vão aumentar as oportunidades. Só é preciso saber para onde enviar seu projeto”, afirmou.

André Fran, Bruno Pesca, Felipe Ufo, Leondre Campos apresentaram o programa de viagens e destinos polêmicos Não conta lá em casa por cinco temporadas. Segundo Fran, os integrantes pensaram em algo que juntasse todas as aptidões que tinham e que lhes permitisse fazer o que gostam. “Com uma ideia ingênua e simples na cabeça: mudar, um pouco, o mundo”, brincou.

O projeto Abre Aspas voltará em breve. O SET Universitário acontece entre 16 e 18 de setembro.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org