André Fran, um dos quatro amigos aventureiros da série do Multishow Não conta lá em casa, ministrou nessa terça (3), às 14h30min, a oficina Literatura de viagens extremas: o case do Não conta lá em casa. O workshop tratou da criação e apresentação de um projeto audiovisual para um veículo de comunicação. A atividade encerrou a participação do jornalista e publicitário no projeto Abre Aspas.
Cerca de 40 alunos assistiram a uma introdução teórica de Fran. O quadro da sala 303 da Famecos não ficou em branco. Separando-o em duas colunas, Projeto e Canal, o profissional abordou aspectos técnicos da criação do material – nome, slogan, resumo, justificativa e orçamento – e o que o veículo espera deste. “Não pode ser um trabalho acadêmico. O avaliador quer algo criativo, que esteja de acordo com a linha editorial do canal, possa obter boa audiência e seja viável financeiramente”, explicou Fran. Além disso, a apresentação ao vivo tem de ser igualmente interessante, “com um design, um layout diferente, que promova uma identidade visual à ideia”.
A seguir, os estudantes formaram cinco grupos, discutiram ideias, criaram seu projeto e o formataram, conforme as recomendações. Às 16h30min, Fran ouviu as propostas das equipes, deu dicas e incentivou a prosseguirem com suas invenções. “Com essa nova lei de conteúdo nacional (que exige três horas e meia de produções brasileiras no horário nobre) vão aumentar as oportunidades. Só é preciso saber para onde enviar seu projeto”, afirmou.
André Fran, Bruno Pesca, Felipe Ufo, Leondre Campos apresentaram o programa de viagens e destinos polêmicos Não conta lá em casa por cinco temporadas. Segundo Fran, os integrantes pensaram em algo que juntasse todas as aptidões que tinham e que lhes permitisse fazer o que gostam. “Com uma ideia ingênua e simples na cabeça: mudar, um pouco, o mundo”, brincou.
O projeto Abre Aspas voltará em breve. O SET Universitário acontece entre 16 e 18 de setembro.