Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
14 de dezembro de 2018

Apito Solidário: Laboratórios Experimentais promovem jogo para arrecadar brinquedos

O evento acontece no próximo dia 18 e tem como intuito promover a solidariedade neste final de ano
Por Flávia Pereira

Jogar uma partida de futebol e contribuir para o Natal de uma criança é o objetivo da iniciativa Apito Solidário, promovida pelos Laboratórios Experimentais da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. O evento acontece no dia 18 de dezembro, terça-feira, a partir das 18 horas no Parque Esportivo da universidade. O ingresso para participar consiste na doação de um brinquedo e o pagamento de R$5. Os brinquedos doados serão destinados para o Centro de Apoio Casa de Nazaré, em Porto Alegre. As inscrições e a divisão dos times acontecem no dia do evento.

A sugestão de realizar um evento para arrecadar brinquedos foi uma ideia do aluno de Jornalismo e membro do Laboratório de Conteúdo Carlos Henrique, de 27 anos. Carlos Henrique ficou na instituição Casa de Nazaré dos quatro meses aos 16 anos de idade. Há alguns anos ele realiza um jogo de futebol beneficente por conta própria, com o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças do centro comunitário. O estudante trouxe a iniciativa para os Laboratórios Experimentais e começou a ser planejado pelas equipes dos laboratórios de Eventos e Relacionamento e de Conteúdo da Famecos.

O Apito Solidário é o primeiro projeto da iniciativa 20% do Laboratório de Conteúdo. Ambos os projetos nasceram de maneiras separadas, o primeiro sugestão do aluno e o segundo do professor Stefan Fernandes, do curso de Design e do laboratório. O intuito da proposta de Fernandes, é fazer com que os alunos trabalhem 20% do tempo em projetos pessoais e nos quais eles acreditam. O professor levou a ideia aos alunos baseado no livro De onde vem as boas ideias. A obra é de autoria do americano Steven Johnson, e discorre sobre a origens das boas ideias e tópicos relacionados a criatividade.

O Centro de Apoio Casa de Nazaré

Localizado no Bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre, o Centro de Apoio Casa de Nazaré tem 31 anos de existência. A entidade foi fundada pelas Irmãs Franciscanas Bernardinas e contou com apoio de mulheres da comunidade local. No início, eram atendidas 16 crianças entre zero e seis anos de idade no local, que localizava-se em um pequeno espaço nas proximidades do arroio Cavalhada. Doações voluntárias mantinham e ainda mantém o centro de apoio. Em 1991, a entidade contou com o auxílio da Comunidade Católica da Alemanha para a construção de salas, usadas até os dias de hoje. Em 1998, as obras do Núcleo São Francisco, unidade auxiliar da Casa de Nazaré, foram concluídas. A nova locação tem dependências como mais salas de aulas, refeitório e horta comunitária.

O Centro de Apoio Casa de Nazaré tem como objetivo atender crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade pessoal e social, além de promover uma melhora na qualidade de vida do público atendido. Hoje, a entidade realiza atendimentos para mais de 400 pessoas.

Apito Solidário

Quadra Três do Parque Esportivo da PUCRS

Av. Ipiranga, 6690 – Prédio 81

Horário: 18 horas as 20 horas

Telefone: (51) 3320-3622

Entrada: R$5,00 mais a doação de um brinquedo

 

Centro de Apoio Casa de Nazaré

Rua Cel. Timóteo, 350

Bairro: Cristal

Contatos:  (51) 3242.9196 ou (51) 3266.5674

Site: www.casadenazare.com.br

Email: casadenazare@brturbo.com.br

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org