Público fazendo barulho, aplausos e descontração. Foi assim que se encerrou o segundo dia do Festival Mundial de Publicidade de Gramado. A atual diretora-geral de inovação e linguagem do Grupo RBS, Flávia Moraes, surpreendeu com o painel de tema “Seja o Primeiro a Mudar”, abordando as 11 tendências do seu projeto de pesquisa The Comunication Revolution, e foi aclamada de pé pela plateia.
No mesmo dia, outras palestras também chamaram a atenção, com temas variados, como “TV aberta”, “Marketing, guerra e paz”, “Jornal: do Papel à Multiplataforma” e “Publicidade Construtora de Emoções”.
O diretor de comunicação e marca da Azul Linhas Aéreas, Gianfranco Beting, foi o primeiro palestrante do dia, com o painel “Histórias de Sucesso”. Ele se apresenta como o primeiro funcionário da empresa, que, segundo ele, foi criada na sala de sua casa em fevereiro de 2008. Com oito anos de bagagem, a empresa atinge o marco de 100 milhões de clientes transportados e afirma seu diferencial no tratamento do cliente: “a empresa que gira ao redor das pessoas”, segundo Gianfranco. O painel foi ministrado em conjunto com João Bell, diretor de web e mídias sociais da Vivo. Outro assunto debatido foi a ideia de consumo de vídeo seriado com foco na web, assim como branded content. “O conteúdo deve ser pensado e criado para o digital”, complementa Bell.
Outro destaque do dia foi a presença de Hans Donner, designer da TV Globo, que completa, em 2015, 50 anos de paixão pelo design. Hans é alemão e inicia seus estudos em Viena, mas revoluciona a televisão quando se muda para o Brasil introduzindo a computação gráfica.
O painel “Jornal: do Papel à Multiplataforma” abriu discussões para as mudanças que o jornalismo está sofrendo. Nele, Larry Kilman, secretário-geral da WAN-IFRA (Associação Mundial de jornais da América Latina) marcou presença no evento e concedeu uma entrevista exclusiva no estande da Famecos (foto). Larry defendeu a teoria de que as publicações impressas não estão em perigo diante à tecnologia. “O jornal impresso não precisa mais ter medo de novas ideias”, afirma Kilman. Para ele, o crescimento de leitura segue contínuo e o digital ganha grande espaço e novos seguidores.
Assista aos vídeos produzidos e gravados no estande da Famecos: