Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CONGRESSO
3 de novembro de 2009

Ariano Suassuna diverte e emociona em encerramento

Por Henrique Diebold

O escritor Ariano Suassuna, 82 anos, foi o último palestrante do Congragarh 2009. Autor dentre outros de O Auto da Compadecida, Suassuna abusou de sua melhor qualidade: a de contador de histórias.

“O escritor é um sujeito que não está satisfeito com a realidade, por isso inventa outra.” A frase de Ariano Suassuna reflete sua experiência de vida. Em uma palestra descontraída, ele mostrou seu lado humorístico, divertindo a platéia com piadas e histórias. Não era difícil achar uma pessoa limpando as lágrimas de alegria toda vez que a câmera filmava os congressistas.

Suassuna aproveitou para criticar a uniformização da cultura brasileira, que perde espaço nos fenômenos de globalização. Também alfinetou os meios de comunicação de massa, ao dizer que “nivelar a arte para o gosto médio é errado”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org