A explicação para o cheiro de tinta que invadiu o prédio da Faculdade de Comunicação Social na tarde da última quarta-feira (20) estava com um grupo de alunos da Oficina de Arte Urbana. Com sprays em mãos, os participantes se reuniram no saguão para criar suas artes, tudo isso sob a supervisão do grafiteiro Jotapê.Pax.
A oficina faz parte do projeto chamado Inaginação, realizado pelo Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação (Nagi), que visa a levar diferentes workshops para prédios da PUCRS. No total, sete locais do campus receberam diversas atividades.
Mais que apenas oferecer cultura, o projeto busca aproximar alunos de diferentes cursos, unindo-os ao redor de atividades variadas e criativas. Segundo Karen Oswald, uma das organizadoras da oficina que acorreu na Famecos, a ideia de trazer o grafite para o saguão da Faculdade de Comunicação Social combina plenamente com o curso. “Grafite tem tudo a ver com expressão e comunicação. E a Famecos é o local em que tudo isso se encontra”, comentou.
Para Jotapê.Pax, convidado que supervisionou a atividade, mesclar as regras que se aprende na universidade com a liberdade proporcionada pela arte é fundamental para o aprendizado, pois mistura técnica e emoção. “Aqui eles têm toda a liberdade para criar”, disse.
A Inaginação deverá ocorrer trimestralmente, sempre com diferentes atrações.