Arthur Bender, profissional reconhecido por seu trabalho em agências de publicidade (Foto: de Bolívar Abascal Oberto)
O publicitário Arthur Bender esteve no último dia 2 de outubro na Famecos, conversando com alunos da disciplina de Estágio Interno do quinto semestre do curso de Relações Públicas. Entre outras coisas Bender falou sobre livro lançado Personal Branding – Construindo sua marca pessoal, recentemente lançado. Profissional reconhecido por seu trabalho em agências de publicidade, disse que quis fazer uma obra acessível, algo como um manual prático para ser lido por muitos que buscam elementos para construir suas carreiras ou suas marcas.
“No mercado corporativo, se você só tiver as habilidades que os outros profissionais têm, não estará apto nem para jogar o jogo; estará apenas nas cadeiras, vendo os outros jogarem”, coloca o especialista que teve esta compreensão há cerca de uma década, ao ler um artigo na revista Você S/A , intitulado “Sua Carreira é problema seu”, escrito por Pedro Mandelli. Sentindo-se desafiado, foi em busca de tudo o que podia ler a respeito e foi refletindo, somando sua experiência com construção de marcas de produtos e empresas, até deixar a superintendência da agência de propaganda Martins + Andrade e abrir sua própria empresa, a Celebrity – Personal Brand Consulting, e mais tarde, a Key Jump, especialista em inteligência, estratégia e branding.
No mundo de tantas marcas e pessoas, diferenciação é a palavra. Para construí-la, é preciso uma estratégia que envolva o trinômio excelência-valor-paixão, caminho que Bender aponta como o mais correto, tomando como exemplo sua própria história de vida e seu estilo pessoal. “Busque em sua área, num segmento, num nicho, os 30 melhores livros que existem. Organize a leitura e pense sobre o que estava escrito neles. Veja se alguém está disposto a pagar por este seu conhecimento, por sua especialidade, pelo que você tem de especial a oferecer. Por fim, pense se essa sua escolha o realiza como pessoa, se é algo que você faz naturalmente, com vontade, sentindo-se bem.”
Para Bender, carreiras desgovernadas e profissionais perdidos resultam em marcas pessoais sem valor. Saber o que deseja ser daqui a dez anos é essencial para ocupar espaços vazios, que são poucos. “Concentre-se no que você faz de melhor. A sua chance está aí”, ensina.