Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
DEBATE
25 de março de 2011

As experiências de quatro repórteres em zonas de risco

Por Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital

Cartaz de debate sobre cobertura em zonas de riscoA Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebe na próxima quarta-feira, dia 30 de março, os quatro enviados internacionais do grupo RBS aos últimos grandes acontecimentos globais. Os jornalistas Daniel Scola, Humberto Trezzi, Luiz Antônio Araujo e Rodrigo Lopes conversarão com os alunos de comunicação no auditório do prédio 7, às 10h.

Os jornalistas gaúchos foram enviados para cobrir as situações de risco na Líbia e no Japão. Rodrigo Lopes foi o primeiro enviado da RBS para acompanhar a revolta popular contra o governo de Muammar Kadafi, mas teve que retornar ao Brasil após alguns problemas de saúde. Já Daniel Scola foi o correspondente multimídia no Japão, e testemunhou a destruição causada pelo Tsunami provocado pelo terremoto de 8,9 graus na escala Richter.

Apesar de ter apenas 32 anos, Rodrigo Lopes já é um dos mais requisitados enviados internacionais do grupo RBS. A carreira na empresa de comunicação iniciou como auxiliar de redação do jornal Zero Hora, mas foi o interesse por outras culturas que o levou a trabalhar na editoria de Mundo, onde começou a ser escalado para as primeiras coberturas internacionais.

Em trabalhos como o feito na Líbia, o repórter relata que o mais difícil é a entrada em um país sem governo e onde as redes de comunicação são cortadas. “O medo é o anjo da guarda nessas situações. A sensação de viver um acontecimento histórico e poder contar esses fatos é o que me motiva”, comentou Lopes.

Daniel Scola não foi para os países árabes cobrir as revoltas populares, mas seu trabalho no Japão foi em condições tão adversas quanto as de seus colegas. Após o tsunami que devastou a costa oeste japonesa, o enviado precisou gerar sozinho material para todos os veículos da RBS, produzindo matérias para rádio, TV, jornal e sites. Para ele, mais do que a plataforma, o conteúdo é o importante. ”A realidade exige isso do profissional”, afirmou Scola.

Nos sete dias que passou em Tóquio e na província de Shiba, o repórter conta que procurou se ater aos detalhes, encontrar pessoas e boas histórias relacionadas ao público gaúcho. Junto com a responsabilidade de atender a várias demandas para os veículos, vem a liberdade maior de buscar novos olhares para os acontecimentos. “Eu gosto de ter a minha pauta, quem está no campo enxerga melhor. Esse trabalho não é glamouroso como as pessoas fantasiam. É um lugar onde as pessoas estão morrendo”, completa o enviado.

Saiba mais sobre os participantes do bate-papo:
Daniel Scola
Humberto Trezzi
Luiz Antônio Araujo
Rodrigo Lopes

Conheça os palestrantes abaixo:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org