Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
24 de junho de 2016

Assinaturas de jornais digitais tendem a crescer

Dados divulgados pela PwC apontam aumento de 24% ao ano até 2020
Por Nicolle Timm
Foto: Natalia Pegorer

Crescimento do setor será liderado pelo surgimento de outros meios de pagamento online (Foto: Natalia Pegorer)

Jornais digitais parecem ser cada vez mais uma opção de leitura para se informar. Isso é o que mostra um estudo da 17ª edição do Global Entertainment and Media Outlook 2016-2020, divulgado pela Price Waterhouse Coopers (PwC), no dia 8 de junho. De acordo com a pesquisa, os planos de assinatura digital de jornais devem crescer 24% ao ano até 2020. Essa é uma boa notícia?

Para o professor de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Eduardo Pellanda a resposta para a pergunta acima é sim. “Sem dúvidas, é uma boa notícia”, acredita. O motivo é que, conforme ele, está acontecendo uma evolução na transição do papel para o digital. Apesar disso, ressalta que essa mudança não é linear, ou seja, varia de acordo com cada jornal. Pellanda explica que, com as tentativas de encontrar formas para resolver a situação do jornal impresso, percebe-se que não existe uma fórmula comum que possa ser aplicada a todos.

Os dados levantados apontam que o crescimento do setor será liderado pelo surgimento de outros meios de pagamento on-line, impulsionando as assinaturas digitais de diários e periódicos nos próximos quatro anos. Além disso, a publicidade também será afetada. Conforme o estudo, os anúncios nas edições impressas seguirá reduzindo, com crescimento esperado de 0,5% ao ano. Em contraponto, o investimento em ações publicitárias no ambiente digital cresce 14% ao ano até 2020. Segundo Pellanda, a publicidade tem migrado mais para as redes sociais, pois é nessa plataforma que está a audiência.

Estima-se que o gasto dos consumidores com assinaturas de jornal ultrapasse os investimentos de marcas em publicidade no próximo ano. Um dos fatores que contribui para o resultado, segundo os dados, é a adoção do modelo paywall, que restringe o acesso ao conteúdo do site mediante pagamento. Em relação às assinaturas, Pellanda afirma que, para alcançá-las, o que realmente importa é a produção de bons conteúdos, que exige o emprego de bons jornalistas. “A questão é como convencer as pessoas de que vale a pena assinar o jornal e de que aquele conteúdo é fundamental”, diz. Nesse sentido, o professor é otimista. “Cada vez mais o bom conteúdo é que vai estimular o público a assinar”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org