Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
24 de junho de 2015

Associação Mundial de Jornais debate o futuro do jornalismo digital

Evento nos Estados Unidos reuniu editores e jornalistas de mais de 120 países
Por Cristina Fragata
(Foto: WAN-IFRA)

Eduardo Pellanda e André Pase apresentaram um workshop sobre o uso de wearables em jornalismo (Foto: WAN-IFRA)

Nos dias 1˚, 2 e 3 de junho, aconteceu em Washington o congresso 67th World News Media, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). A PUCRS é a única universidade do Brasil parceira da instituição. Os professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS André Pase e Eduardo Pellanda apresentaram no evento um workshop sobre o uso de wearables (Google Glass, Apple Watch) no jornalismo e discutiram com profissionais do mundo todo sobre o futuro da profissão.

“As empresas estão vivendo mais o ambiente digital. Elas não percebem mais essa realidade como uma ameaça, mas como uma oportunidade”, afirma Pellanda. Em parceria com a University of Central Lancashire (Uclan), os professores divulgaram uma pesquisa sobre o uso do Google Glass na rotina das redações. A ferramenta permite, segundo os pesquisadores, diferentes aplicações em reportagens, como a transmissão de informação em primeira pessoa, colocando o público em contato direto com a visão do jornalista.
Para o professor Pase, a síntese do encontro foi uma dose de estímulo do mercado para a inovação: “Não existe solução pronta para entender o jornalismo do futuro. A única solução apontada no congresso é tentar fazer diferente”, revela. Entre as possibilidades, a produção de notícias para dispositivos móveis foi apontada como o principal foco das publicações. “Nosso mundo não é mais de sentar e ler todo o jornal. A rotina mudou e quem nos acompanha é o celular. O pensamento deve ser nele”, afirma Pase.
A importância do encontro está na troca de experiências entre os que buscam caminhos para os novos formatos e os que já encontraram um caminho. Questões como a importância das métricas nas redes sociais, a definição de plataformas e a adequação dos conteúdos para os novos meios também foram abordadas. Se o objeto de interesse do mercado é a solução final, o da academia é a jornada. A relevância do encontro, segundo os pesquisadores, está no diálogo para encontrar uma nova maneira de pensar o jornalismo.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org