Foi em uma Arena perfumada com incenso, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, que seis alunas do curso de Relações Públicas montaram e executaram o evento Sensações à Flor da Pele. Na manhã desta terça-feira (19), a convidada Rosane Palacci, professora da Famecos, explorou o marketing sensorial junto à turma e a convidados especiais. Em uma dinâmica de grupo, os participantes taparam os olhos e experimentaram gostos, cheiros e toques.
Rosane aconselhou os estudantes de Comunicação a testarem os próprios sentidos para entenderem sobre as teorias de marketing sensorial. Baseando-se na pesquisa do consultor de marcas dinamarquês Martin Lindstrom, autor do livro Brand Sense, a palestrante mostrou que hoje as pessoas vivem estimuladas em um mundo saturado de sensações. Ao provocar a plateia, um dos espectadores, intercambista francês no Brasil, concordou com a professora: “Fico confuso no supermercado, sem saber a diferença entre as marcas”, disse o estudante Jean-baptiste Houriez.
Para tirar os consumidores da apatia causada pelo excesso de informação, foram criadas as estratégias de marketing sensorial. Através da visão, do som, cheiro, toque e gosto, as marcas aumentam sua plataforma de relacionamento. “Essa é uma forma de criar um bom laço com o consumidor”, explicou Rosane. A consequência dessa forte relação, segundo as teorias de Lindstrom, é o fortalecimento das marcas como formadoras da identidade pessoal, assim como a religião ou a família.
A atividade foi organizada pelas alunas Gabriela Massetti, Jéssica Caldas, Lais Benini, Luana Pinheiro, Raffaela Buratto e Stéfani Escossi, do quinto semestre do curso de Relações Públicas, na disciplina de Planejamento e Produção de Eventos. A cadeira é ministrada pela professora Vanessa Purper.