A jornalista sírio-espanhola e ativista dos direitos humanos Leila Nachawati compõe o time de palestrantes do 25º SET Universitário. Professora, especialista em Comunicação e Direitos Humanos e mestre em Cooperação Internacional, ela vai falar sobre o papel da internet e das novas formas de comunicação, em contextos de pouca liberdade, abrindo espaço para o ativismo e a organização social. A palestra ocorre na quarta-feira (19), às 9h, no Centro de Eventos da PUCRS (auditório 3 – prédio 41).
Formada em Estudos Ingleses e Estudos Árabes, a ativista escreve sobre direitos humanos e a dimensão social da tecnologia para sites como Periodismo Humano, Global Voices Online,Global Voices Advocacy , Al-Jazeera, e Eldiario.es. Ela também é membro do AERCO(Spanish Association of Social Media Managers). “Minha rotina é consultar blogs, mensagens, redes sociais de países que cubro, ultimamente com enfoque na Síria. Sempre tento aprofundar as novidades do dia”, afirmou, em entrevista por email ao portal Eu Sou Famecos.
Leila cresceu entra a Síria e a Espanha, o que a levou a viver entre um país livre e outro com censura e medo. “A justiça social me motiva. As ferramentas digitais são muito úteis para levantar vozes”, explicou. Para ela, os países árabes conseguiram, através da internet, construir uma narrativa mais cidadã. A jornalista acredita no papel dos jovens que conseguiram poder em sociedades conservadoras, sem margem para expressão.
No 25º SET, Leila pretende passar aos espectadores a importância de construir sua rede de contatos por meio dos novos canais, que permitem relação direta com fontes que antes eram inacessíveis, como as geradas no Oriente Médio e no Norte da África. O evento, que acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, é o maior da área de comunicação no Brasil para graduandos. Informações adicionais e a programação de palestras e oficinas podem ser encontradas no portal do SET.